Quem tem ouvidos

photo of woman looking right

As sete igrejas na Ásia estavam preocupadas, porque inimigos poderosos estavam se levantando contra elas. Alguns líderes da igreja já tinham sido martirizados (Ap 2:13). João, o último dos doze discípulos de Jesus, estava no exílio. Mas, o Cristo ressuscitado tinha uma mensagem para elas.

À igreja de Filadélfia, ele anunciou: _”Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá…. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, … vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei” (Ap 3:7-9)._

A igreja de Filadélfia tinha poucos recursos. A cidade estava repleta de forças malignas que buscavam lhe fazer mal, mas Jesus não removeu seus inimigos. Em vez disso, ele prometeu que sua presença no meio da igreja os sustentaria. Cristo disse que os inimigos da igreja “conheceriam que ele os amou”. Que ideia abençoada.

Jesus pode abençoar sua Igreja de tal modo que até seus inimigos reconheçam que Ele ama você. (Ap 3.9)

Os cristãos de Filadélfia poderiam ter presumido que precisariam de ofertas maiores e mais segurança, mas Jesus lhes assegurou que sua presença traria a vitória. Uma porta aberta significava que o todo-poderoso Cristo ressuscitado estaria sempre disponível para eles.

Basta apenas que as igrejas reconheçam que precisam dele e recorram a ele para obter socorro. Note o que ele prometeu à igreja em Laodicéia: _”Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Ap 3:20).

Essas palavras foram escritas para uma igreja morna (Ap 3:15-16). Jesus lhes deu uma imagem do Cristo ressuscitado do lado de fora da igreja, batendo à porta para convidar cada um a desfrutar de comunhão com ele. As igrejas costumam se desviar da voz de Cristo e se esquecer de sua presença. Foi por esse motivo que o Cristo ressuscitado concluiu sua mensagem a cada uma das sete igrejas exortando: _”Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2,3)

As igrejas de Cristo, Luzes que não podem se apagar de  Henry e Richard Blackaby- Editora CLC