Uma igreja baseada em discipulado

people walking on dirt road near mountain during daytime

Embora o termo processo de discipulado seja bastante explícito, muitas vezes o significado não é tão claro. As pessoas tentam entender o que fazemos, enquadrando a Victory Manila em categorias já conhecidas.

Cremos que as estratégias de crescimento funcionam para outras igrejas. Podemos, eventualmente, ver alguns desses elementos em nosso trabalho, mas nenhuma dessas abordagens representa a base do que somos.

– “É claro que vocês são uma igreja em células,” ele disse. “Todos fazem parte de uma célula, até mesmo os pastores…”

Tentei em vão explicar que nós estamos comprometidos com um produto final, ao passo que ele parecia estar comprometido com um sistema, ou uma forma de agir em particular. Em outras palavras, enquanto nosso foco é fazer discípulos, sua principal preocupação era formar células, ou pequenos grupos. Não importava para ele se os pequenos grupos eram projetados como tanques de retenção, para evitar que os peixes nadassem de volta ao mar, ou se eram projetados para capturar novos peixes. Sua principal preocupação era com a estrutura.

Por outro lado, nós usamos uma estrutura celular apenas porque provou ser uma maneira eficaz de fazer discípulos. Se alguma vez encontrarmos uma maneira melhor de fazer discípulos, abandonaremos a estrutura de pequenos grupos imediatamente. Isto, porque somos uma igreja baseada no discipulado, não uma igreja baseada em um sistema.

O que tentei explicar foi que nosso objetivo é engajar não-crentes e ajudá-los a se tornarem discípulos de Jesus Cristo. Não se trata de colocar as pessoas da igreja nas células; trata-se de levar as pessoas que não são da igreja a Cristo. Para nós, pequenos grupos são apenas um meio que nos leva ao objetivo final: engajar nossas comunidades, estabelecer fundações espirituais, equipar os crentes para ministrar e empoderar discípulos a fazer discípulos.

Baseado no livro Wikichurch: discipulado engajado, empoderado & viral de Steve Murrell, Editora Edilan.