Três retratos de Deus

sketches on wall

Neemias 9.9-12 é um dos maiores recitais históricos das Escrituras e captura três encontros épicos com Deus em três retratos fantásticos!

Retrato 1. Encontrando Deus como nosso libertador da escravidão. “Você viu a aflição de nossos pais no Egito…” (Ne 9.9a)

Não se pode compreender a surpreendente libertação do Egito sem compreender a severidade da escravidão no Egito! Não duvide do poder de Deus para nos libertar. Não diga coisas como: “Não posso evitar. Eu tenho que conviver com isso!” Absurdo. Deus é o nosso Libertador da Escravidão! E temos que escolher entre nos acostumar e viver com a escravidão (e o vício), ou caminhar corajosamente no poder e liberdade de Deus!

A garantia de Deus é: “Na tua escravidão, eu te livrarei!”

Retrato 2. Encontrando Deus como nosso maravilhoso provedor. “E ouvi o seu clamor no Mar Vermelho…” (Ne 9.9b)

O Mar Vermelho era um lugar de grande angústia. Na frente dos israelitas estava o mar e atrás deles perseguindo-os estava o exército mais poderoso da Terra naquela época! Mas, Deus providenciou um caminho espetacular a seguir, Ele abriu o Mar Vermelho!

A verdade é que Deus sabe das nossas preocupações e ansiedades e Ele se importa!

A garantia de Deus é: “Na sua angústia, eu cuidarei de você!”

Retrato 3. Encontrando Deus como nosso guia confiável. “Para iluminar… o caminho que eles deveriam seguir (no deserto)” (Ne 9.12)

O deserto representa um lugar de perda e confusão, mas Deus não os abandonou no deserto. Ele guiou seu povo com a nuvem durante o dia e com a coluna de fogo durante a noite! Não acenda seu próprio fogo! Busque a orientação de Deus.

Pois, a garantia de Deus é: “Na sua confusão, eu o guiarei!”

Onde você está agora? Você está na escravidão do Egito, precisando da libertação de Deus? Ou na angústia do Mar Vermelho, necessitando da provisão de Deus? Ou perdido no deserto, precisando da orientação de Deus?

A garantia de Deus é esta: “Em sua escravidão, eu o libertarei! Em sua angústia, eu cuidarei de você! E na sua confusão, eu irei guiá-lo!”

Onde quer que você esteja, seja qual for a sua condição, DEUS está ao seu lado! OLHE PARA CIMA!

Edmundo Chan