Determine o seu PORQUÊ

person wearing gray hooded top facing seashore

Quando a Covid-19 se tornou uma pandemia, testemunhei uma infinidade de respostas que poderiam ser caracterizadas por Três Botões.

O primeiro é o Botão de Pânico. Pouco antes da paralisação da Covid-19, até as prateleiras dos supermercados foram esvaziadas durante a noite!

O próximo é o Botão Pausar. Os líderes cristãos disseram à Igreja para voltar às coisas que importam e prontos ou não, apertamos o botão de pausa.

O terceiro botão é o Botão Propósito. A pausa é um pitstop, não um destino! Devemos avançar em direção ao Botão Propósito.

Quando sabemos POR QUE fazemos o que fazemos, seremos capazes de cumprir o nosso propósito – mesmo no meio de uma paralisação! A forma muda, a função adapta-se, mas o propósito permanece o mesmo.

Certa vez perguntaram a Pablo Picasso por que ele pintava. Sua resposta não foi superficial. Ele não deu uma resposta banal “Porque eu amo arte”. Em vez disso, Picasso respondeu: “O propósito da arte é lavar a poeira da vida cotidiana de nossas almas”.

Picasso passou do motivo pelo qual fez o que fez (pintura) para o propósito inspirador da arte, o significado do motivo pelo qual ele fez o que fez!

Nos Evangelhos, João Batista (que ganhou a sua alcunha por batizar aqueles que responderam à sua pregação ungida) tinha um propósito mais elevado nos seus esforços de batismo!

João Batista declara – “…mas para isso vim batizando com água, para que Ele (Jesus) fosse revelado a Israel” (João 1.31).

O propósito de João não era meramente pregar no deserto ou realizar batismos junto ao rio Jordão. O propósito perspicaz de João era levar outros a Jesus com sua declaração profética: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1.29).

O propósito dá sentido à função. E é, portanto, vital para a nossa paz e felicidade. Pois a falta de propósito, de outra forma, levaria ao vazio da alma que tentamos amenizar com uma autogratificação que não consegue satisfazer!

Então, qual é o seu propósito na vida? POR QUE você faz o que faz?

Determine o seu PORQUÊ – e então aja de acordo! O imaturo persegue o prazer. O maduro persegue propósito!

Edmund Chan