Fazer discípulos na África

man in orange top beside eyeglasses on brown book

Recentemente, recebi um testemunho inspirador de discipulado da África.

Foi-me enviado por Esayas Ersabo, um bispo entusiasta da Igreja Anglicana da Nigéria e um líder do Movimento de Discipulado Estratégico Africano (ASDM), com quem peregrinei nos últimos anos.

“Pela graça de Deus, nasci de novo em 10 de agosto de 1988, na minha igreja local, a Igreja Anglicana de Santo Estêvão, em Neke, na Nigéria.

Em 1995, tive a convicção do meu chamado para o ministério de tempo integral. A mão do Senhor foi graciosa comigo no ministério e progredi até me tornar bispo.

As pessoas viam que eu estava indo bem no ministério e que sou um bispo humilde dotado de muitos dons espirituais. O que as pessoas não perceberam foi que naquele momento da minha vida e ministério eu estava me sentindo espiritualmente vazio e seco, e notando fraquezas e pecados espirituais.

Entre 2014-2018, esses desafios espirituais pessoais levaram ao meu desejo e orações por mais de Deus e por uma intimidade ininterrupta com Deus. Esse desejo e saudade foi crescendo, mas eu não sabia o que fazer.

Foi como um sonho quando fui escolhido e convidado por plano divino para participar do Movimento Estratégico de Discipulado Africano (ASDM). Eu não sabia que Deus estava cumprindo Seu propósito. A formação que teve lugar em maio de 2019 no Gana foi um encontro que mudou a minha perspectiva de vida e de ministério.

Descobri fraquezas que nem sabia que existiam: orgulho, ser facilmente provocado, não compreender a minha esposa, falta de boa comunicação no meu casamento, ler a minha Bíblia para os outros, assim como muitos outros. Não demorou muito para que as pessoas ao meu redor começassem a testemunhar sobre a nova pessoa que eu estava me tornando. A transformação foi tanta que toda a Diocese de Nsukka onde sirvo notou a transformação.”

“A nova experiência deu origem a um peso no meu coração por uma mudança de paradigma no ministério. Aproveitei todas as oportunidades à minha disposição para comunicar a minha vida recém-descoberta e a ideia ministerial transformada ao clero e aos leigos da minha Diocese. Comuniquei a visão de forma eficaz; portanto, o Conselho Diocesano de dezembro de 2019 declarou: ‘2020-2030: Década de Fazer Discípulos’.”

E Esayas Ersabo, bispo e líder do Movimento de Discipulado Estratégico Africano (ASDM), continua seu testemunho:

“Por mais urgente que eu quisesse que todos ao meu redor vivenciassem a transformação, o “Sonhe grande, comece pequeno e construa profundamente” estava fresco em minha memória.

Decidi estender a mão a toda a Diocese, mantendo a ideia de começar aos poucos, comecei com apenas quatro dos nossos clérigos seniores em novembro de 2019.

Depois, foram trazidos doze pastores leigos, depois todos os arquidiáconos e suas esposas partiram. Depois, todos os arquidiáconos formaram pequenos grupos de cinco casais de clérigos cada; e isto expandiu-se para incluir todo o clero da Igreja da Nigéria e as suas esposas. Todos os pastores leigos também aderiram.

O fogo ultrapassou a nossa Diocese e atingiu a Igreja nacional. Começamos primeiro com sete bispos que mais tarde formaram, num total de 35 Bispos da Igreja Nigéria (Comunhão Anglicana).

Este ano, apresentamos este movimento a todos os bispos da Igreja da Nigéria e às suas esposas.

A minha maior alegria com este movimento não é apenas o quão amplo está a crescer, mas a notável mudança de vida demonstrada por aqueles que estão no movimento. Os testemunhos de vitória sobre o pecado, cura nos casamentos e lares, unidade, amor e compreensão estão nos lábios de adultos e crianças, e não apenas na minha própria Diocese de Nsukka, mas em todas as 165 igrejas da Diocese nigeriana.

“Sonhe grande, comece pequeno e construir profundamente” está realmente funcionando de forma massiva.

Agradeço ao Senhor pelo Movimento Africano de Discipulado Estratégico! E sim, juntos vamos ‘pensar grande, começar pequeno e construir profundamente’.”

Edmund Chan