O alcance da influência de um mentor

a man sitting on a couch talking to another man

Módulo Barnabé discipula Paulo – Estudo 6.6.8

por Ilaene Schüler

Dois anos antes da última etapa de sua vida, o apóstolo Paulo escreve à igreja de Colossos para que recebam João Marcos quando este for visitá-los. Este é o mesmo João Marcos que, no início da segunda viagem missionária, Paulo rejeitou, e Barnabé seguiu com ele, enquanto Paulo seguiu com Silas.

Após doze anos, Paulo recomenda João Marcos para a igreja de Colossos, pois ele está prestes a visitá-los. E, passados mais dois anos, Paulo escreve a Timóteo pedindo que traga João Marcos junto com ele, pois lhe é “útil no ministério”.

Paulo está no final de sua vida e de seu ministério (2Tm 4.6-8) e, por isso, oferece agora seu próprio sangue para ser derramado e, portanto, precisa de um substituto no ministério. Ele fala de sua partida e bom combate, completando a carreira e guardando a fé. Qualquer ataque que sofresse não servia para tirar sua saúde, para que passasse dificuldades, mas sim para que ele perdesse sua fé (1 Tm 6.12).

Neste contexto de final de vida e ministério, Paulo diz que João Marcos lhe é útil para o ministério (2Tm 4.11).

O idoso apóstolo está novamente preso. Os irmãos da Ásia, Fígelo, Hermógenes e Demas o abandonaram (1.15 e 4.10). O imperador Nero perseguia os cristãos e eles tinham medo de se associar a ele. Na sua primeira defesa, ninguém foi a seu favor (4.16). Paulo permaneceu numa masmorra escura de localização desconhecida (1.17).

Paulo enfatizou nessa carta: guarda o evangelho (1.14), sofre pelo evangelho (2.2,8,9), persevera no evangelho (3.13,14) e prega o evangelho (4.1,2).

Esta é uma carta repleta de relacionamentos que deram certo e que não deram certo. Neste contexto, Paulo pede que, além de Timóteo vir, traga junto João Marcos, pois lhe é útil no ministério. Paulo diz aqui que não é sobre algo que ele tenha feito na vida de João Marcos, mas sobre o propósito de Deus para a vida de João Marcos.

Quem nos é útil para o ministério? Quem tem consciência do propósito de Deus para sua vida?

Ilaene Schüler