Vivendo com vitalidade espiritual

person standing on brown concrete building during daytime

Para muitos, a preocupação e o cansaço tornaram-se um modo de vida. Estamos preocupados em estar cansados ​​e cansados ​​em estar preocupados.

A saúde mental tornou-se agora uma questão crítica no nosso mundo pós-pandemia.

Mas, a preocupação, o cansaço e o eventual esgotamento NÃO precisam ser um modo de vida. Em vez disso, PODEMOS viver com vitalidade espiritual.

Jeremias 5 e 6 oferecem um conselho triplo para nos mostrar como! É o antídoto fundamental para o mal-estar da fadiga, estresse, ansiedade e esgotamento.

Conheça o primeiro dos três princípios de aplicação para a vitalidade espiritual.

1. Faça um balanço da sua vida

Fazer um balanço tem a ver com honestidade. Sem honestidade, o balanço não tem sentido.

Jeremias adverte sobre uma dupla recusa – “eles se recusaram a aceitar a correção” e “eles se recusaram a se arrepender” (Jr 5:3). Frequentemente, somos orgulhosos demais para receber correção e teimosos demais para nos arrepender!

Primeiras coisas primeiro. Começamos com um balanço honesto da nossa propensão a nos desviarmos e a viver uma vida comprometida (Jr 5:1-2). Este é um problema que atravessa todas as camadas da vida – tanto os ricos como os pobres (v.4-5).

E no cerne do problema está a teologia equivocada de que “Deus não fará nada” para julgar (v12). Em outras palavras, nos consolamos erroneamente com a falsa noção de que Deus simplesmente fecharia os olhos, por assim dizer! Assim, escolhemos ignorar as advertências compassivas de Deus.

As advertências proféticas são sérias. No entanto, o povo dos dias de Jeremias rejeitou arrogantemente os profetas de Deus, dizendo “os profetas se tornarão vento” (v13). Eles rejeitaram as advertências proféticas como meras palavras vazias.

Que trágico!

A mensagem urgente de renovação espiritual de Deus é resumida em apenas três palavras: ‘Volte para mim!’ Um retorno aos fundamentos espirituais. Um retorno à integridade espiritual. Um retorno à verdade da palavra de Deus!

Na verdade, a vitalidade espiritual começa com um balanço honesto e um retorno a Deus!

1. Assuma o controle da sua vida

Assumir o controle de nossa vida tem tudo a ver com responsabilidade pessoal.

Jeremias 6:16 diz: “Fiquem junto às estradas, e olhem, e perguntem pelos caminhos antigos, onde está o bom caminho; e andem nele, e encontrem descanso para suas almas…”

Aconselha-nos a abandonar os nossos próprios caminhos e depois procurar e andar no caminho de Deus.

Mas, oh, quantas vezes somos cegos demais para ver! Orgulhosos demais para perguntar! Muito teimosos para andar!

Na verdade, a vitalidade espiritual está ancorada na nossa disposição de retornar à verdade de Deus e de andar nos caminhos de Deus!

1. Cuide da sua vida

Jeremias 5:23 expõe a raiz do problema: “Mas este povo tem um coração teimoso e rebelde; eles se desviaram e foram embora”!

Não é apenas a ignorância culposa, mas a teimosia culposa, que nos impede de caminhar corretamente diante de Deus.

Cuidado com “um coração teimoso e rebelde” (v23).

No centro deste problema está a falta de temor do Senhor (Jr 5:22). A causa raiz para isso é a falta de um verdadeiro conhecimento de Deus e de Seus caminhos (Jr 5:4). Então ficamos ressentidos com a autoridade de Deus em nossas vidas – mesmo que somente Ele saiba o que é melhor para nós!

Isso é tolice.

Suponha que seu carro tenha problemas com os freios. O mecânico diz: ‘As pastilhas dos freios estão gastas. Eles não estão de acordo com as especificações e devem ser substituídas”. Mas imagine que, em vez de trocar as pastilhas de freio, você altere as especificações!

Quando você combina tolice com teimosia, isso é realmente um problema enorme!

Devemos acatar o conselho de Deus para a vitalidade espiritual.

Existem três princípios de aplicação a serem lembrados e aplicados:

FAÇA UM BALANÇO da sua vida (através da avaliação pessoal!)

Assuma o controle da sua vida (através da responsabilidade pessoal!)

CUIDE da sua vida (através da renovação pessoal!)

Tenham uma abençoada peregrinação pela frente!

Edmund Chan