Três escolhas piedosas

man wearing black jacket with red backpack standing while looking up

John Piper disse: “O ponto principal do Salmo 16, pelo menos como eu o entendo, é este: Deus conduzirá você – corpo e alma – através da vida e da morte ao prazer pleno e eterno, se ele for o seu refúgio mais seguro, e o seu tesouro supremo, e seu Senhor soberano, e seu conselheiro de confiança.”

Deduzo do Salmo 16 que há três escolhas decisivas que devemos fazer para ter Deus como nosso refúgio.

1. O QUE ESCOLHEMOS REJEITAR

A primeira escolha decisiva é rejeitar a idolatria!

Salmos 16:4 – “Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses”.

Davi decidiu assim: “Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes.”

Idolatria é tudo o que usurpa o legítimo trono de Deus em nossa vida, é um desvio do caminho de Deus e um afastamento do próprio Deus.

Escolha rejeitar a idolatria e buscar uma lealdade e devoção a Deus! Sem este primeiro ponto de partida, todo o resto é inútil.

1. O QUE DEVEMOS ABRAÇAR

A segunda escolha decisiva é abraçar o próprio Deus.

Nos voltamos DA idolatria e nos voltamos PARA Deus para caminhar em intimidade com Ele.

Três coisas boas resultam disso:

1. estar satisfeito em Deus (v.5-6): “na verdade, tenho uma bela herança” (v.6).
  2. sendo firme em Deus (v.7-8): “Com ele à minha direita, não serei abalado.” (v.8).
  3. estar seguro em Deus (v.9-10): “mesmo o meu corpo repousará tranquilo” (v.9).
  4. O QUE ESCOLHEMOS PARA NOS ALEGRAR

A terceira escolha decisiva é alegrar-se na presença de Deus! Saber que em todas as circunstâncias Deus está presente!

Salmos 16:11: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.”

A alegria é uma marca definitiva da vida cristã. Alguém pode ficar triste com uma circunstância e ainda assim se alegrar na presença e no propósito de Deus!

Então nos ajude, Deus. Rejeitar a idolatria em todas as formas e formas. Abraçar uma intimidade com Deus. E se alegrar em Sua presença. Pois então, encontramos em Deus nosso refúgio fiel. Quaisquer que sejam as circunstâncias!

Edmund Chan