Quando a escuridão chega (parte 2)

silhouette of house surrounded by trees

Vamos continuar nossa reflexão sobre o Salmo 36. Quero explorar uma tela mais ampla de pensamento com você.

O Salmo 36 mantém unida uma grande tensão teológica.

Reconhece a lamentável falta de fé do homem; e ainda celebra a poderosa fidelidade de Deus.

A tensão desta polaridade incongruente – infidelidade e fidelidade – justaposta em contraste poético, divide claramente o Salmo 36 em três partes.

1. A loucura da infidelidade humana (v.1-4)

A abertura deste salmo se situa na tela escura da rebelião, teimosia e infidelidade humanas.

1. A Fidelidade da Graça Divina (v. 5–9)

Apesar da infidelidade humana, o salmista Davi retrata um quadro revigorante da graça divina e da profunda benignidade.

1. O foco da oração piedosa (vv. 10–12)

Permanecendo entre a infidelidade humana e a graça divina, o salmista recorre à oração. Uma oração inspirada!

É nesta oração inspirada que encontramos uma joia tripla!

Salmo 36:9-10

“Pois contigo está a fonte da VIDA; na sua luz vemos LUZ. Oh, continue seu AMOR inabalável por aqueles que te conhecem…”

Vida. Luz. E amor.

O homem está buscando desesperadamente por sentido e satisfação na vida.

Ele depende de outra coisa, ou de outra pessoa, além de si mesmo, para encontrar três coisas essenciais –

1. VIDA – os MEIOS de vida para lidar com seu desesperado sentimento de mortalidade e insatisfação.
  2. LUZ – o SIGNIFICADO da vida para lidar com seu desesperado sentimento de perda.
  3. AMOR – a MOTIVAÇÃO na vida para lidar com seu desesperado sentimento de isolamento.

Em essência, a humanidade está em busca de VIDA (em uma vida plena, e não apenas em existir), de LUZ (em sabedoria profunda, e não de mero conhecimento), e de AMOR (amor verdadeiro, e não apenas em bobagens de Hollywood).

É exatamente isso que Deus oferece em Cristo Jesus – Vida, Luz e Amor!

Para EM CRISTO, encontramos –

1. O CAMINHO DO AMOR (Restauração) que oferece a verdadeira MOTIVAÇÃO para a vida para lidar com a nossa desesperadora sensação de isolamento!
  2. A VERDADE da LUZ (Revelação) que oferece o verdadeiro SIGNIFICADO da vida para lidar com nosso desesperado sentimento de perda!
  3. A VIDA de Deus (Redenção) que oferece os verdadeiros MEIOS de vida para lidar com o nosso desesperado sentimento de mortalidade!

O Caminho, a Verdade, a Vida (João 14:6). Vida. Luz. Amor!

Você consegue VER? É tudo sobre… JESUS !!!

JESUS ​​é a verdadeira resposta à busca desesperada da humanidade e a verdadeira realização dos anseios mais profundos da humanidade!

Na verdade, a solução definitiva para o enigma da humanidade tem um nome.

O NOME DELE É.. (ouça o sussurro inspirado do Espírito…..)  JESUS ! _

E eu me curvei… e adorei.

Edmund Chan