Integrando o mentoreado na comunidade e na missão

Módulo Barnabé discipula Paulo – Estudo 6.6.4

por Ilaene Schüler

(At 13.1-3; 11.26)

Quando Barnabé leva Paulo para Antioquia, Atos 11 diz que os dois ensinaram na igreja.  Eles ensinaram a uma numerosa multidão. Em Antioquia, Paulo tem a experiência de viver igreja e de como seus dons podem servir ao Corpo no contexto de uma equipe. Na igreja havia profetas e mestres e Paulo é integrado a esta equipe pastoral. Foi muito importante para Paulo ser integrado na igreja de Antioquia.

Na  igreja  de Antioquia há um indicativo de que Barnabé é o líder da equipe pastoral, uma vez que seu nome aparece primeiro. Qualquer igreja ou movimento precisa de um líder e de equipe. Porém, liderar não é uma estrutura de poder, mas de serviço e de interdependência. Em Antioquia Paulo tem o modelo de ser liderado e servir em interdependência.

Então,  quando na viagem missionária  a ordem dos nomes muda e o nome de Paulo começa a aparecer em primeiro lugar  temos a evidência desta interdependência e serviço.

Como temos integrado novos vocacionados em nosso processo de formação de novos pastores(as)? Perceba como foi importante para Paulo estar num contexto de igreja local, vivenciando junto com Barnabé o exercício de ensinar a  numerosa multidão.

É muito importante ter uma fundamentação teológica, com certeza, mas também importante ter a vivência de exercer seus dons na igreja local no contexto de uma equipe, sendo liderado para ter modelo de liderança.