Arriscando-se a favor do mentoreado

Módulo Barnabé discipula Paulo – Estudo 6.6.2

por Ilaene Schüler

Paulo tinha um passado como perseguidor de cristãos, o que levou os cristãos de Jerusalém, incluindo os apóstolos, a desconfiarem de Saulo quando ele relatou sua conversão. Portanto, ao investir na vida de Saulo, Barnabé arriscou sua reputação e autoridade tanto com os apóstolos quanto com a igreja de Antioquia, para onde levou Paulo para servir ao seu lado.

Ao conhecer mais sobre Barnabé, destacam-se algumas características de um discipulador que são evidentes nele:

1. Investe na vida do outro e isto sempre tem um preço.
  2. Discernimento além das evidências. Sua vida com Deus lhe permitia se mover com Deus. Barnabé não só ouve sobre o encontro que Paulo teve com Jesus, mas Barnabé também tinha evidências de sua conversão  pois, Paulo pregava ousadamente e já tinha discípulos que o seguiam.
  3. Barnabé  como discipulador, leva Paulo a viver um processo de crescimento em sua influência no Reino. Paulo precisa estar à altura da visão e influência que Deus quer lhe dar:

Em Atos 9.25  lemos que Paulo já tinha discípulos, Barnabé potencializa a influência de Paulo no Reino. Entendo que o primeiro  período de crescimento acontece em Damasco e Jerusalém. O segundo período de crescimento acontece  nos anos em que Paulo fica em Tarso.  O próximo período se dá junto com Barnabé em Antioquia, seguido então das viagens missionárias.

1. Paulo tinha características de um grande líder (Gl 1.11-22), discipular um grande líder é um desafio.
  2. Barnabé não era um dos doze discípulos escolhidos por Jesus, destacando a importância de mentores e assessores nos bastidores.

Barnabé desafiou as expectativas ao investir na vida de Paulo. Suas características como discipulador foram fundamentais para o crescimento e sucesso de Paulo no ministério cristão.