Arrependimento: precursor do avivamento

man holding his hair against sunlight

“Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” (At 2.17,18 NVI)

Tenho citado esses versículos dezenas de vezes nos últimos quatro anos. Deus me deu de forma especial para ser um dos meus versículos do ano de 2020, junto com 2Co 12.7-10. Minhas palavras proféticas cresceram muito. Minhas visões e sonhos também!

AO MESMO TEMPO! Todos nós temos que crescer no uso dessa frase vendo o outro lado da moeda, seja no campo político, nas discussões sobre gênero, áreas teológicas, resolvendo conflitos com outra pessoa ou verdades que estamos descobrindo. Essa frase é divina para abrir portas e construir pontes, ao invés de encerrar conversas e, às vezes, relacionamentos quando vemos apenas um lado de qualquer assunto.

Atos 2.17-18! AO MESMO TEMPO não percebi, até duas semanas atrás, que o contexto original desses versos em Joel 2.28-29, é um chamado absoluto e radical ao arrependimento. São dois capítulos sobre este tema! O povo de Deus estava mal com o seu Deus. E Deus estava mal com seu povo. Veja os imperativos nos primeiros 14 versículos de Joel.

Acordem, bêbados e chorem
Lamentem, todos vocês bebedores de vinho
Pranteiem como uma virgem em vestes de luto que lamenta pelo noivo de sua mocidade
Desesperem-se agricultores
Chorem, produtores de vinho
Ponham vestes de luto, ó sacerdotes, e pranteiem (pastores!)
Venha, passem a noite vestido de luto, vocês que perante o meu Deus
Decretem um jejum santo; convoquem uma assembleia sagrada
Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor.
(Joel 1. 1-14 NVI)

Um texto fora de seu contexto é um pretexto. Este é um velho ditado sobre hermenêutica (interpretação da Bíblia). O arrependimento não é apenas o contexto desses versículos em Joel. É o contexto em Atos 2! Aqueles que ouviram o que Pedro disse “ficaram compungidos em seus corações” e perguntaram o que deveriam fazer! E Pedro respondeu-lhes: “Arrependam-se, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados”, respondeu Pedro, “e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38, NVI).

Quero que Atos 2.17-18 continue marcando minha vida. Eu quero avivamento, na minha vida e para todos nós! Para isso tenho que estar sempre sensível às áreas onde preciso me arrepender e até quebrantar (Is 57.15). Para mais detalhes sobre isso, veja o artigo sobre “Avivamento – Converter-se de Seus Maus Caminhos”.