Óleo fresco, nova unção

a man and a woman holding hands over a wine glass

Terminamos a Consulta da Década de Discípulos da América Latina em julho com os textos de Isaías 43.18-19 e Salmo 92.10 como toques do Espírito. Quem tem ouvidos, ouça! Leia os textos.

Deixe de lado o passado. Sem dúvida existem fundamentos eternos que nunca devemos abandonar. Por exemplo, o Grande Mandamento do Antigo Testamento (Dt 6.4-9) e do Novo (Mt 22.36-40) e outros fundamentos (Hb 6.1-2). Ao mesmo tempo, há momentos em que Deus nos chama a deixar o passado para trás para abraçar radicalmente o que Ele quer nos dar neste momento (Fp 3.13-14). Ele quer quebrar paradigmas. Ele quer seguidores radicais que abandonem qualquer coisa para abraçar o que Deus está abrindo.

Abrace o novo que Deus está fazendo. Percebe o novo mover do Espírito? Em sua vida? Seu casamento? Sua família? Seu time? Seu grupo de discipulado? Sua igreja? Deus está levantando uma nova onda maior do que os tsunamis que ameaçam a igreja.

Em meio ao deserto. Muitos de nós sentimos uma sequidão espiritual. Nos identificamos com lugares desolados. Deus quer usar nossas fraquezas e problemas para gerar um descontentamento santo. Precisamos nos queixar como Jeremias (Jer 12.1-4) e Habacuque (capítulo 1) para então ouvir algo surpreendente (Jr 12.5; HC 2.1-3) que mudará tudo!

Muitos de nós nos sentimos desgastados. Cansados. Até esgotados. Ouça estas palavras de Jesus em Mt 11.28-30 (Versão: A mensagem de Eugene Peterson). Registre-as em seu coração.

Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza”.

Touro selvagem. Deus procura pessoas perigosas (Mt 11.12). Nas Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis usa a figura de um leão, Aslam. Uma criança que conhece o leão explica a outra que não o conhece. “Aslan é muito bom, mas não é um gato domesticado.” Deus está procurando hoje por líderes “não domesticados”, selvagens e perigosos.

Quando perdi a igreja dos meus sonhos, a igreja que fundei e depois fui rejeitado como pastor, entrei em depressão por cinco anos. No meio disso, um grupo de pastores e presbíteros impôs as mãos sobre mim e oraram. Um deles disse: “Você é tão perigoso para Satanás que ele está tentando destruí-lo antes que seu ministério comece.”

Temos que acordar sobre sermos pessoas perigosas!

Óleo fresco. Recebi um dilúvio, um batismo, um derramar transformador do Espírito Santo aos 19 anos. Nos anos seguintes, Deus ministrou novas graças e unção sobre mim várias vezes. Quando orei por uma nova unção, um avivamento, Ele me disse: “Viva plenamente na unção que lhe dei. Ao mesmo tempo, busca-me para a nova unção que tanto precisa”. Que promessa maravilhosa: “Serei ungido com óleo fresco!”

David Kornfield