Administrando bem seu tempo

Módulo Vida Simples – Estudo 1.4.6

por Ilaene Schüler

(Cl 4.5-6, Ef 5.14-18)

Francis Schaeffer nos ajuda a entender melhor a realidade que nos cerca usando o exemplo de duas metades de uma mesma laranja, uma metade da laranja é o mundo natural e a outra metade é o mundo sobrenatural. Só percebo de forma completa a realidade que me cerca quando percebo o mundo natural e o mundo sobrenatural ao meu redor, ou seja a “laranja inteira”. Um exemplo bíblico que nos ajuda a entender é o que acontece com o servo de Eliseu, de quem os olhos são abertos e ele percebe como Deus tinha cavalos de fogo que os cercavam e não somente os cavalos e soldados sírios (2Re 6).

A ideia de duas metades da laranja pode nos ajudar a pensar o tempo a partir de dois conceitos: Chronos e Kairós. Chronos é o tempo cronometrado, criado por Deus que estabelece dia e noite em 24 horas. É o tempo linear sob o qual vivemos.

Já Kairós, do grego, é o tempo oportuno, onde algo se abre de forma única para um período estratégico e limitado, revelando um mover sobrenatural de Deus entre nós.

Então, o primeiro passo para administrar o tempo é reconhecer o tempo Chronos e o tempo Kairós como parte da nossa vida.

Paulo em Colossenses 4 e Efésios 5 nos fala que devemos ser sermos sábios aproveitando o tempo e compreendendo a vontade de Deus. Como ser sábio, aproveitar o tempo e discernir a vontade Deus está relacionado?

Ser sábio é fazer bom uso do conhecimento, sendo cheio do Espírito para discernir o “Kairós” de Deus para minha vida, dentro do meu “Chronos”.

Então, só podemos aproveitar ou administrar bem o tempo se buscarmos intencionalmente discernir a vontade Deus, percebendo o Kairós de Deus para minha vida e para aqueles que Ele me deu para caminharmos juntos.

Outra perspectiva que me ajuda a pensar como administrar bem o meu tempo é que um homem plenamente vivo é um homem glorioso, como nos diz Irineu de Lyon, no segundo século. Então, administrar nosso tempo tem a ver com sermos plenamente vivos e gloriosos. Sim, quando estou descansando, quando estou me relacionando com a família, quando estou cuidando de minha saúde me alimentando bem e fazendo exercícios, quando estou conversando com amigos, quando estou servindo ao Corpo de Cristo conforme meu chamado, estou sendo um homem ou mulher plenamente vivo e glorioso. Aleluia!

Para buscar viver esta realidade de ser uma mulher plenamente viva e gloriosa, a cada 6 meses procuro fazer uso da Ferramenta do Quadro de Valores Segundo Prioridades Divinas para rever minha agenda. Esta Ferramenta tem me ajudado a equilibrar minha agenda quanto às diversas atividades a partir de áreas estratégicas da minha vida, para que eu possa desfrutar do Reino e não só estender o Reino.

Algumas áreas estratégicas de minha vida que destaco na Ferramenta são relacionamento com Deus; relacionamento com a família; relacionamento comigo mesma; relacionamento ministerial (no meu caso não sendo somente uma igreja local, mas um ministério), e ainda a área da profissão ou trabalho para quem desenvolve uma atividade assim.

Quando identifico estas áreas macro posso agora ser intencional em definir o que é indispensável, Importante, Opcional. Sendo que Indispensável é o que você não abre mão, não negocia quando entra em conflito com outros compromissos em sua agenda. Importante é o que você prioriza, mas pode negociar sendo mais flexível quanto a dia e horário ou frequência. Opcional é o que você faz na medida em que for possível, sem uma cobrança tão severa caso não consiga realizar.

No contexto do microgrupo de discipulado tenho companheiros de caminhada que me ajudam a permanecer firme em manter uma agenda que venha a refletir estas escolhas realizadas no Quadro de Valores. Sozinhos dificilmente conseguiremos manter as mudanças em nossa vida, precisamos do espaço do encorajamento e da prestação de contas que encontramos no microgrupo de discipulado.

O que eu posso fazer para remir meu tempo?

1. Entender que meu tempo são os poucos “peixes e pães” que tenho e não preciso ficar ansiosa diante da limitação do tempo. Reconhecer os limites do tempo, do que é humanamente possível e deixar que Deus e faça o impossível.
  2. Fazer uma coisa que gosto a cada dia, pode ser um banho mais demorado, uma comida, uma conversa, dormir bem.
  3. Manter a segunda-feira como planejamento da semana e sábado pela manhã para preparo de material e retiros com Deus.
  4. Ter retiros mensais com Deus para buscar discernir o Kairós de Deus, me juntando a Ele no que Ele está fazendo.

Quer conhecer mais sobre o processo e ferramentas que podem lhe ajudar a simplificar sua vida e fazer bom uso do seu tempo? Participe do Curso Simplificando Nossa Vida, em formato de videoaulas na plataforma EAD Igrejas Discipuladoras.