Livre do ativismo

Módulo Vida Simples – Estudo 1.4.5

por Ilaene Schüler

(Lc 9.57-62; Jo 15.1-4)

O dia de hoje pode ser o inimigo do seu amanhã. Em seu ministério e talvez em sua vida, o futuro que você deseja e imagina talvez nunca se concretize se você não terminar algumas coisas que está fazendo hoje. São os finais necessários. Para algumas pessoas, isso é claro e fácil de executar. Elas identificam o que as está impedindo de seguir adiante e vão em frente. Para outros, esse processo é mais difícil.

Por que falar de finais quando o assunto é ativismo? Porque muitos de nosso ativismo tem a ver com as inúmeras novas iniciativas que começamos sem nos liberar de compromissos já assumidos com iniciativas anteriores. Este é o tema do estudo da Bíblia da Discipulado sobre o qual queremos conversar hoje.

Quer gostemos ou não, os finais fazem parte da vida. A vida tem estações, estágios e fases. Assim, para que surja algo novo, velhas coisas têm de acabar, e temos de nos desligar delas. A primeira infância dá lugar à segunda e por isso aquele período inicial deve ser concluído para garantir a independência que permite a uma criança evoluir. Mais tarde, a própria infância deve ser abandonada para que as pessoas se tornem os adultos que devem ser.

Alcançar o próximo nível sempre requer finalizar algo, deixando isso para trás e seguindo adiante. O próprio crescimento implica movimento de nossa parte. Sem a capacidade de finalizar coisas, as pessoas ficam estagnadas, sem jamais chegar ao que podem ser, sem jamais aproveitar todos os talentos e as habilidades que poderiam desenvolver.

Alguns finais não são um próximo passo natural, mas simplesmente necessários. Gostaríamos que não fossem, mas são. Não dizem respeito ao crescimento para um próximo nível, mas sim a algo que deu errado. Costuma-se dizer que algumas coisas morrem e algumas coisas precisam ser mortas.

Em muitos contextos, até que abandonemos o que é ruim, jamais encontraremos algo bom. A lição: o bom não pode começar até que o mal termine. E muitas vezes precisamos avançar do bom para o melhor de Deus para nós.

Finais não fazem apenas parte da vida; eles são fundamentais para simplificar nossa vida, para nosso crescimento pessoal e ministerial. Acontece uma sobrecarga ministerial porque assumimos novas tarefas sem delegar para alguém algo do que já estamos fazendo.

A vida dos acendedores de lampiões ilustra bem isso. Quando eram poucos lampiões, um só homem garantia a iluminação da cidade. Ele sabia onde começar e terminar sua missão. No entanto, à medida que se multiplicaram os lampiões, alguns deixaram de ser acesos e reclamações surgiram. Por isso, ele se sentia cobrado, incapaz de prestar seu serviço à cidade. A solução foi delimitar áreas e aumentar o número de acendedores de lampiões. Ainda hoje, há muita gente que não sabe qual lampião deve acender.

O ativismo nos sobrecarrega de tal maneira que quando surgem novas oportunidades nas quais Deus quer que nos envolvamos, estamos como as três pessoas   que Jesus menciona em Lucas 9, ou seja, temos muitos embaraços e ocupações que nos impedem de experimentar o melhor de Deus para nós neste tempo.

Seja proativo em simplificar sua vida. Livre-se do ativismo. Como fazer isso? Caminhe num grupo de discipulado de até quatro pessoas, que lhe ajudam a identificar passos necessários e lhe encorajam no processo. E participe de nosso Curso Simplificando, num processo formativo por meio de videoaulas, você pode conhecer recursos e ferramentas que podem lhe ajudar no processo.