Teologia da Aliança no Monte Moriá

white lamb on green grassland during daytime

A maior incongruência do cristianismo é querer Deus, mas não se entregar a Ele. A rendição absoluta é a chave para a vitória absoluta!

Qual é então a chave para a rendição?

Uma vida rendida é baseada no que escolhemos focar! E a chave para a rendição sagrada é ser capaz de se especializar – e se concentrar em DEUS!

Gênesis 22 tem um foco duplo. (Gn 22:1-14)

Por um lado, há um enfoque antropocêntrico. Uma perspectiva da ala do homem focada na narrativa superficial do grande sacrifício de Abraão de seu filho Isaque.

Essa é uma perspectiva verdadeira, mas inadequada. Não percebe que Deus não está exigindo nenhum sacrifício humano; mas estava simplesmente testando a fé de Abraão Nele (v.1) e apontando a todos nós para uma revelação maior.

Então, há um foco teocêntrico. E é isso que muitas vezes se perde. Uma perspectiva divina ancorada no maior sacrifício de Deus – Seu Filho JESUS!

O foco não está apenas no que Deus EXIGIU; mas sim, no que Deus proveu para atender a sua própria demanda.

Há um propósito maior na narrativa de Gênesis 22. Abraão foi convidado a oferecer seu filho Isaque; mas, em vez disso, Deus FORNECE Seu sacrifício designado, o cordeiro; como uma figura profética da provisão final de Seu Filho JESUS ​​como um sacrifício expiatório por todos nós.

Deixe-me explicar.

Em sua rendição, Abraão fez uma declaração de fé que é teologicamente significativa: “Deus proverá para si o cordeiro para holocausto, meu filho” (v.8).

De fato, quando Isaque faz a pergunta: “Onde está o cordeiro?”, isso coloca toda a narrativa em seu tom profético! Pois quando Abraão declarou pela fé que “Deus proverá para si mesmo”, há um duplo cumprimento.

Primeiro, por intervenção divina, Deus impediu Abraão no último minuto de sacrificar Isaque e providenciou um cordeiro em seu lugar. Abraão encontrou, logo atrás dele, um cordeiro preso em um matagal por seus chifres. E Abraão o ofereceu em holocausto. Deus provê!

Mas significativamente, no segundo cumprimento profético da declaração, “Deus proverá para Si o cordeiro”, a verdadeira resposta não veio até a revelação do Novo Testamento na declaração de Jesus por João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus , que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Em JESUS, a aliança de Deus para um sacrifício expiatório aceitável é verdadeiramente cumprida para toda a humanidade!

De fato, como diz a música:

“Vamos a todo o mundo
Com a esperança do reino  desfraldada
Nenhum outro nome tem poder para salvar
Salve JESUS ​​Cristo, nosso Senhor.”

Eis o Cordeiro de Deus!

Deixe-O conhecer e torne-O conhecido. 

Tenha uma abençoada peregrinação pela frente! 

Edmund Chan

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil