Como uma Tamargueira (Parte 2)  

O capítulo 21 de Gênesis termina com um ato de adoração – o plantio de uma tamargueira por Abraão.

Agora, a atividade de plantar árvores por si só não se qualifica necessariamente como ato de adoração. O que vem depois fez isso! Gênesis 21.33 capta o coração da adoração: “Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno”.

Aqui estão duas coisas que desejo destacar para nós: o Objeto de Adoração e o Objetivo da Adoração.

  1. O Objeto de Adoração é DEUS

Abraão “invocou o nome do Senhor”. Agora, o que isso significa? Significa simplesmente que Abraão orou a Deus?

Sim. Mas há mais!

Para Abraão, plantar a tamargueira era um ato de consagração e um ato profético. É um símbolo de esperança de que Deus multiplicará as bênçãos de Abraão – para Sua glória!

Mas o ato de plantar a árvore em si não tem sentido se não fizer parte de um grato louvor e adoração!

“Invocar o nome do Senhor” é, portanto, invocar o nome de Deus em oração audível , como expressão de  louvor e adoração. É um reconhecimento devoto de que Deus é Deus. O objeto de adoração é o DEUS TODO-PODEROSO! Deus somente. Não há outro!

A vida pode ser confusa e opressiva às vezes, e devemos ser lembrados de que devemos invocar o nome do Senhor! É uma afirmação de fé, em adoração e fidelidade.

  1. O objetivo da adoração é a DEPENDÊNCIA de Deus.

“Invocar o nome do Senhor” denota uma sagrada dependência do Deus Todo-Poderoso.

Agora, quando Abraão invocou o nome do Senhor, ele se concentrou em um atributo singular de Deus – a eternidade de Deus.

O Deus que abençoa e multiplica é o Deus que é atemporal e eterno.

Em outras palavras, Deus é “o Deus eterno”, que está sempre vivo, sempre verdadeiro e sempre presente para cumprir Sua promessa!

Se um bilionário promete lhe dar US$ 100 milhões, tudo depende de duas coisas:

(1) sua disposição – se ele está realmente disposto (ou seja, se ele realmente pretende dar a você os US$ 100 milhões);

(2) sua habilidade – se ele é realmente capaz (ou seja, se ele realmente tem dinheiro para cumprir sua promessa).

MAS o que acontece se o bilionário falecer antes que ele possa iniciar o processo? Se ele está morto, sua promessa (por mais sincera que seja) não vale nada!

A oração de adoração de Abraão é focada no “Deus Eterno” que está ETERNAMENTE VIVO para cumprir TODAS as Suas promessas! Aleluia!

Deus é totalmente confiável. E em Gênesis 21:33, Abraão exibe uma sagrada dependência daquele que é fiel!

E você sabe o que vem depois de Gênesis 21? A narrativa do sacrifício de Isaque em Gênesis 22 – a história começa com o plantio de uma árvore e termina na chegada de um filho!

Tenha uma abençoada peregrinação pela frente!

Edmundo Chan

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil