O kairós chegou!

man holding incandescent bulb
“O tempo (kairós) é chegado—dizia—. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Mc 1.15, NVI).

Estas são as primeiras palavras de Jesus no evangelho de Marcos (1.15).

Se Jesus aparecesse para você hoje e falasse estas palavras, o que viria à sua mente?

Pare e escreva sua primeira resposta.

Se tivesse a oportunidade para dizer algo para seu presidente, o que diria? Para o presidente de seu país. Para o presidente de sua denominação ou associação de pastores.

Eu estive em Londres três meses atrás com líderes da Aliança Evangélica Mundial. Alguns fizeram um tour pela casa de John Wesley. E um exclamou: “Como eu gostaria de viver naquela época!” Não falei em voz alta, mas meu coração respondeu: “Que privilégio incrível eu tenho de viver neste tempo, neste kairós!”

Paulo disse: “Desperta-te, ó tu que dormes, levanta-te dentre os morto e Cristo resplandecerá sobre ti. Tenham cuidado com a maneira que vocês vivem, que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade (o kairós), porque os dias são maus” (Ef 5.14-16, NVI).

Você vive em um momento crucial na história da Igreja e na história de sua igreja. O que você fará com esse presente, esse dom, esse privilégio?

O mentor Mardoqueu falou para Ester. Ouça as palavras dele novamente chegando a você: “E quem sabe se não foi para um tempo como este que fosse colocada nesta posição?” (Et 4.14b NVI) O hebraico não tem a palavra kairós, mas se traduzissem esse versículo para o grego, teriam que usar kairós.

Vale a pena fazer um retiro com Deus para discernir o kairós que Deus te deu. E depois um retiro com os líderes da sua igreja com o mesmo tema. Se o Espírito estiver falando com você agora, pare e marque essas datas.

Comece a se preparar para esse retiro. Medite em cada frase de Mc 1.15. Aplique-o à sua vida. Aplique em sua igreja.

Qual seu kairós?

Qual o kairós de sua igreja?

Qual o kairós de sua acidade ou país?

Case essas questões com seu exercício de meditar por dois minutos todos os dias em 2Cr 7.14.

Temos que unir forças para discernir nosso kairós. As crises e tsunamis que enfrentamos são grandes demais para qualquer um de nós. Compartilhe o que você está ouvindo e discernindo. Uma das características dos filhos de Issacar era que os duzentos principais se reuniam para ter um discernimento comum a respeito dos tempos e do que Israel deveria fazer (1Cr 12.32).

David Kornfield