Tratando da questão do pecado

Módulo Crescendo em seu relacionamento com Deus – Estudo 2.2.6

por Sergio da Mata

O pecado engana, escraviza e pode destruir completamente sua vida de dentro para fora. O pecado cria um abismo entre o homem de Deus. Você já resolveu a questão do pecado em sua vida?

Deus é o Criador de tudo que há e o pecado profana Sua criação. Tudo que Deus fez é bom, pois está alinhado com Seu eterno propósito. Mas o pecado desvia a criação de Seu propósito tornando o bom em mau. Desde que o pecado entrou no mundo trouxe junto consigo degradação e morte.

O pecado é totalmente contrário a Deus.

O pecado desfigura o homem, maculando a imagem do criador na criatura e direciona-o por um caminho degradante no qual se distancia de seu Criador. Por isso, Deus não convive pacificamente com o pecado.

Olhando para o sacrifício da cruz podemos perceber como Deus trata com o pecado. É uma questão muito séria para Deus. Uma questão de vida ou morte. A fim de resgatar a Criação do pecado, Deus sacrificou seu próprio filho. Um preço exorbitante, incalculável foi pago por Deus para remir a humanidade. Por isso um filho de Deus não pode viver pecando.

Os filhos de Deus não têm prazer em pecar. O pecado não lhes traz alegria. Estão sujeitos a pecar e pecam, mas não por estilo de vida. Eles não vivem na prática do pecado. Ainda que sujeitos a pecar, quando pecam, os filhos de Deus sentem tristeza. Uma sensação de fracasso, de quem falhou, de quem errou o alvo.

Ser santo não é ser perfeito. Estamos “em obras”, em desenvolvimento. Tal qual os muros de Jerusalém em sua reconstrução, com Neemias. Em algumas partes o muro ainda está baixo e isso significa pontos vulneráveis. Monte guarda em seus pontos vulneráveis, peça ajuda, fuja de pessoas, lugares, situações. Abandone determinados hábitos.

O remédio para o pecado de um filho de Deus é a confissão. Confessar seu pecado diante de Deus (I Jo 1.9) e algumas vezes diante dos homens (Tg 5.16), ter um amigo de confiança com quem podemos construir uma aliança para prestação de contas. Arrependimento – mudança de mente. Conversão – mudança de direção.

QUE ATITUDES VOCÊ VAI TOMAR ESSA SEMANA PARA VENCER O PECADO?

Procurar um amigo de confiança a quem confessar e prestar contas?

Deixar de usar o computador nas madrugadas?

Afastar-se de um relacionamento que coloca seu casamento em risco?

Um filho de Deus pode vencer o pecado.

Você é um filho de Deus.

Sergio da Mata

Discipulado na Vida – 02/03/2023