Aprendendo a ouvir a voz de Deus

 

Módulo Crescendo em seu relacionamento com Deus – Estudo 2.2.5

por Paulo Pontes

Ouvir a voz de Deus é uma das experiências mais lindas da fé cristã. Podemos conhecer a Ele, conhecemos quem somos e o que Ele espera de nós através disso. Você tem crescido na experiência de ouvir a voz de Deus? Não vamos avançar na nossa vida cristã sem ouvir a voz do Senhor e, assim, discernir Sua vontade. Em toda a história bíblica homens e mulheres receberam direção de Deus para suas vidas. O módulo 2.2.5 (Crescendo em Seu Relacionamento Com Deus) na lição Aprendendo a Ouvir a Voz de Deus fala sobre isso.

Vivemos um tempo em que as pessoas gostam muito de falar e se expressar. Na nossa cultura, muitas pessoas têm desejo de falar, mas uma enorme dificuldade de ouvir. Dessa forma, levam esse padrão para seu relacionamento com Deus. Gostam de falar com Deus e apresentar seus problemas e demandas para Ele, mas nem sempre conseguem ouvir a Deus e discernir Sua vontade.

Orar é estar com Deus e desfrutar da Sua presença. Não apenas falar com Ele, mas ouvi-Lo e desfrutar de Sua presença. A Bíblia diz que a voz do Senhor é como o som de muitas águas (Ap 19.6). Quanto mais perto você chega de uma cachoeira ou de um grande movimento de aguar menos você vai conseguir ouvir as outras coisas ao redor. Assim também é a voz do Senhor, quanto mais perto de Deus menos conseguiremos ouvir as outras vozes.

Em João 10.2-5, 27 Jesus se apresenta como a Porta das Ovelhas e como o Bom Pastor. Nesse capítulo aprendemos que a ovelha ouve o Pastor e O segue. Ela não ouve estranhos, mas ouve o Pastor e o segue. Somos desafiados a nos aproximar de Deus de tal forma que a voz dEle tenha primazia em nosso coração e nos impulsione a obedecê-lo. Assim, devemos obedecer a Deus, ouvindo Sua voz e seguindo a Ele. Nossos ouvidos espirituais devem estar abertos para ouvir Jesus e fechados para a voz do nosso próprio coração, a voz das circunstâncias e a voz do diabo. Para isso, precisamos nos aproximar de Deus.

Já faz mais de 10 anos que busco anotar as direções que Deus me de através da leitura da Bíblia, da oração, de momentos de louvor e adoração e, também, através de palavras proféticas através da vida de irmãos e irmãs. Independente do tempo e da forma como essas direções chegam, Deus sempre aponta na mesma direção.

Em nosso momento devocional precisamos falar com Deus, mas também nos dedicar a ouvir a Ele e discernir o que Ele deseja nos falar. Outra coisa a ser feita é ouvir a Deus através das pessoas de Deus. Existem pessoas que Ele coloca em nossa vida para ministrar a nós as direções e a vontade dEle. Devemos ouvir a Deus também na Palavra dEle. Por isso, precisamos também ter comunhão com a Palavra de Deus. Que você possa crescer na habilidade de ouvir a voz do Senhor, discernir Sua vontade e obedecer a Ele.

Paulo Pontes

Discipulado na Vida – 23/02/2023
Curso: Relacionamentos
Módulo 2.2: Crescendo em seu relacionamento com Deus
Estudo 2.2.5: Aprendendo a ouvir a voz de Deus

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil