Gratidão: Uma jóia perdida do discipulado

A primeira coisa sobre a gratidão é que precisamos reconhecer que a ingratidão prevalece mais entre os cristãos do que gostaríamos de reconhecer. Jesus percebeu a ingratidão e fez três perguntas, nesta sequência: “Não foram todos os dez limpos? onde estão os outros nove? Ninguém voltou para louvar a Deus, exceto este estrangeiro?” (Lucas 17:17-18)

Há mais de 500 anos, Inácio de Loyola, o fundador dos jesuítas, descreveu a ingratidão como o pecado mortal porque é a causa, o princípio e a origem de todos os males e pecados. Se eu perguntasse a 100 pessoas o pecado que está na origem de todos os males, aposto que nenhuma delas diria ingratidão. Eles diriam orgulho ou desobediência ou ganância ou raiva. A ideia de que pecamos porque não estamos suficientemente cientes da bondade de Deus provavelmente não ocorreria a muitas pessoas. Mas, temos lutado contra a ingratidão desde o início dos tempos. A falta de gratidão estava na raiz da rebelião de Adão e Eva contra Deus no jardim. Vemos essa falta de gratidão até mesmo em nossas próprias vidas: em nosso estado natural e caído desde o nascimento, não agradecemos naturalmente. Nenhum bebê jamais começará a dizer “obrigado” sozinho. A gratidão deve ser ensinada aos nossos filhos desde cedo.

Quais são os dois grandes destruidores da gratidão que enfrentamos diariamente enquanto lutamos para recuperar a joia da gratidão como discípulos de Cristo?  

Primeiro, é o espírito de direito.

Peter Maiden, em seu livro Radical Gratitude, nos alertou contra um falso ensinamento na igreja hoje que apoia o pensamento de direito. Esse ensinamento defende o que ficou conhecido como evangelho da prosperidade ou movimento da Palavra da Fé, afirmando que temos direito à saúde e à riqueza; de acordo com o movimento, nós os recebemos pela fé, pois fazem parte do pacote da nossa salvação. Mas, Jesus nos alertou na parábola dos trabalhadores da vinha, em Mateus 20, que alguns dos trabalhadores que trabalharam antes se sentiam com direito a mais do que aqueles que trabalharam depois. Quando comparamos e sentimos que merecemos mais, nos sentiremos ingratos. O direito leva ao descontentamento, que dá origem à inveja e ao ciúme.  

O segundo maior obstáculo à gratidão é quando duvidamos da bondade de Deus, especialmente quando passamos por provações e sofrimentos.

 Sempre que duvidamos da bondade de Deus, geralmente seguimos o caminho de duvidar de Deus e se Ele é realmente soberano, quando Ele parece não responder a todas as nossas orações. Jesus nos advertiu: “Neste mundo, vocês terão problemas. Mas tenha coragem! Eu venci o mundo” (João 16:33). Somos exortados a nos alegrar sempre, orar continuamente e dar graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para nós em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 5:16-18). 

Claro, não somos solicitados a agradecer por todas as circunstâncias. Observe que há uma grande diferença entre todas as circunstâncias e para todas as circunstâncias. Não damos graças por câncer, doenças mortais ou más ações feitas a nós. Mas, damos graças a Deus pela maneira como Ele conforta, sustenta e permanece conosco durante essas provações. Frequentemente, podemos apenas entender que os sofrimentos podem ser o caminho de Deus para nos refinar para sermos mais semelhantes a Cristo (Tiago 1:2-4). Mas, mesmo que não entendamos, podemos continuar a confiar na bondade de Deus e dar-Lhe graças em nossos corações, unicamente com base no conhecimento de quem Deus é e o que Ele fez por nós.

Como uma das joias perdidas do discipulado cristão, a gratidão pode começar a brotar e se transformar em um fruto maduro.

 Pode ser difícil de praticar, mas não há outra maneira de desenvolvê-lo em nossos corações do que fazer uma escolha deliberada de cultivá-lo como um hábito. E à medida que desenvolvemos esse hábito piedoso, ele pode permear tudo o que fazemos; podemos apenas imaginar a alegria que experimentamos e o louvor a Deus que resultará. A gratidão não pode ser deixada à mercê de nossas emoções. Deus nos ordena, como Seu povo, a dar-Lhe louvor e agradecimento, uma exortação que percorre toda a Bíblia.

Aqui estão 10 sugestões simples de como podemos começar a praticar a gratidão:  

  1. Acorde todas as manhãs com uma oração de gratidão a Deus por estar vivo para mais um novo dia.  
  2. Mantenha um diário de gratidão e escreva três coisas, pessoas ou situações pelas quais você é grato a cada dia.  
  3. Faça telefonemas de gratidão.  
  4. Escreva mensagens de agradecimento no WhatsApp.  
  5. Escreva cartas de gratidão.  
  6. Dê presentes de gratidão.  
  7. Dê tempo para gratidão (ou seja, gaste tempo para dizer a alguém porque você é grato por sua contribuição em sua vida, que o ajudou a crescer como discípulo de Cristo).  
  8. Organize refeições de gratidão e peça a todos que compartilhem pelo que são gratos em suas vidas.  
  9. Compartilhar e escrever histórias de gratidão como legado para nossos filhos, netos e bisnetos.  
  10. Dê ofertas de gratidão ao Senhor.  

Se nos esforçarmos para implementar essas práticas básicas, essa virtude da gratidão nos transformará de diamantes brutos em pedras preciosas polidas, mais resplandecentes.

Texto compartilhado por Edmund Chan. Escrito por Albert Teh, proprietário de uma empresa e membro do Conselho Global da OM.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil