A forma como amamos

Celebramos o amor de Deus que em Jesus se fez homem entre nós. Esta é a nossa festa de Natal!

Então, quão profundamente  a maneira como Deus nos ama deve impactar a maneira como amamos?

O amor é o mistério do universo. É também o seu poder. Pois a fonte de sua chama eterna é o próprio Deus.

Nosso Senhor Jesus disse:

“Assim como o Pai me amou, também eu vos amei…” (João 15. 9).

Então, no mesmo contexto (no mesmo fôlego, por assim dizer), Jesus nos instruiu:

“Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei” (v.12).

Preste atenção nisso: A maneira como ELE ama deve impactar a maneira como NÓS amamos.

O apóstolo João entendeu isso claramente. É por isso que ele disse: “Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros” (1 João 4.11).

Básico. A maneira como ELE ama deve impactar a maneira como NÓS amamos.

Permitam-me compartilhar com vocês quatro razões básicas para amar uns aos outros.

Primeiro, é a EXIGÊNCIA de Deus.

Amar não é uma mera sugestão. É o comando de Deus.

“Este é o meu MANDAMENTO”, disse Jesus, “que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”.

Em segundo lugar, é a RESPONSABILIDADE do Amor.

Em João 13.34-35, Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, amai-vos também vós uns aos outros. POR ISSO todos saberão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns pelos outros.”

O amor mantém a Irmandade dos Redimidos (também conhecida como “A Igreja”). O povo de Deus deve ser conhecido por seu amor!

Terceiro, é a RECIPROCIDADE do Amor.

Amor é uma palavra de ação. O amor inicia. E a graciosa iniciativa de amor de Deus convoca uma reciprocidade digna – amá-lo e amar uns aos outros.

Devemos ser receptores de graça e liberadores de graça! Em vista do amor de Deus por nós, devemos amar uns aos outros.

Quarto, é a RADICALIDADE do Amor.

O amor é o ímpeto radical para todo serviço aprovado por Deus.

Em 1 Coríntios 13, o apóstolo Paulo declara: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.”

De fato, o Amor determina e define o tipo de serviço cristão que Deus aceita e aprova!

MAS – dizer que amamos e colocar o amor em prática são duas coisas completamente diferentes.

Para colocar o amor em prática, devemos primeiro aprender duas coisas – a apreciação de que somos diferentes e o domínio de nossos gatilhos emocionais.

Tenha um abençoado tempo de celebração do amor de Deus neste Natal.

Baseado em texto de Edmund Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD