Levando a sério a Palavra de Deus

 

Módulo Crescendo em seu relacionamento com Deus – Estudo 2.2.2

por Ilaene Schüler

(Oséias 4.6 e Hebreus 4.12-13; 5.11-14)

Quando pastores e líderes se perdem num ativismo que não mais permite que experimentem um crescimento no conhecimento de Deus, a igreja de Jesus sofre.

Na medida em que pastores e líderes crescem em seu relacionamento com Deus, conhecendo-o mais profundamente, mas poderão levar a igreja a crescer neste conhecimento.

Disso fala Deus por meio do profeta Oséias para o povo:

 “Meu povo está sendo destruído pois lhe falta o conhecimento”. A palavra “povo” fala deles como um todo, expressam a destruição total do todo, de um e de todos. Eles são destruídos “por falta de conhecimento”.tss

 A fonte dessa falta de conhecimento, tão fatal para o povo, foi a rejeição voluntária desse conhecimento pelos sacerdotes. Os sacerdotes rejeitaram este relacionamento com Deus e por conseguinte não levaram o povo a conhecer e se relacionar com Deus.

Podemos estar lendo a Palavra ou ouvindo-a em diferentes lugares e ainda sofrer por “falta de conhecimento”. A Palavra de Deus é viva e eficaz e por meio dela Deus quer se revelar a nós e não somente nos dar um conhecimento cognitivo sobre Ele ou sobre quem Ele é. Deus quer que nós experimentemos tudo o que a Palavra diz que Ele é. Deus quer que experimentemos o poder de sua Palavra crendo e vendo suas promessas se cumprirem em nossa vida.

 Jesus nos diz que o propósito da vida eterna é conhecer a Deus.

“Esta é a vida eterna, para que eles te conheçam, o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo a quem enviaste.”

O verbo conhecer (ginw/skw) e o substantivo conhecimento (gnw=sij) fala de um conhecimento fundado na experiência pessoal. Este conhecimento é mais do que “saber”.

Então, se os pastores e líderes não estão crescendo em conhecer a Deus a partir de uma experiência pessoal, não conseguirão levar aqueles que lideram a crescer nesta intimidade.

O único propósito da vida de A. W. Tozer vida era conhecer Deus pessoalmente, e ele encorajou outros a fazerem o mesmo. Para A. W. Tozer, um relacionamento profundo e permanente com Deus era algo a ser cultivado. Suas recomendações são: Retire-se do mundo todo dia para um lugar privado, ainda que este lugar seja apenas o quarto. Permaneça aí até que os ruídos internos acabem no seu coração e o descanso da presença de Deus o envolva. Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo.

Ilaene Schüler

Discipulado na Vida – 08/12/2022
Curso: Relacionamentos
Módulo 2.2: Crescendo em seu relacionamento com Deus
Estudo 2.2.2: Conhecendo Deus melhor

1 Comentário

  • Laudair miiller Costa

    março 1, 2023 - 7:39 pm

    Glória a Deus

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil