Onde está minha cruz?

Em minha recente viagem ao Japão em setembro de 2022, ouvi uma história fascinante do pastor Paul Yokota. É a inspiradora história real dos vinte e seis mártires de Nagasaki.

É uma história familiar entre os cristãos japoneses, mas eu a ouvi pela primeira vez e isso me emocionou.

Em uma época de perseguição, vinte e quatro cristãos foram pegos e forçados a deixar Kyoto para Nagasaki – onde seriam crucificados em uma cruz!

Eles tiveram que caminhar de Kyoto a Nagasaki, uma distância de aproximadamente 700 km, como um aviso para todos os espectadores no caminho de que eles não deveriam se tornar cristãos.

Ao longo do caminho, mais dois cristãos se juntaram a eles. E enquanto eles estavam sendo forçados a marchar em direção a Nagasaki, eles não estavam falando sobre como sair da situação ruim. Em vez disso, eles estavam encorajando uns aos outros a seguir fielmente até o fim!

Há quatro adolescentes no grupo. O mais novo tinha apenas doze anos. O homem que estava encarregado da execução sentiu pena do menino. Ele se ofereceu para libertá-lo da crucificação se ele negasse sua fé.

Mas, o menino respondeu com profunda convicção: “Não posso trocar a vida do mundo eterno pela vida deste mundo fugaz”  e marchou bravamente com os outros.

Quando finalmente chegaram ao local onde seriam crucificados, o jovem sem medo perguntou: “Onde está minha cruz?”

Apenas doze anos. E ele estava pronto para morrer por sua fé!

“Onde está minha cruz?”, o menino perguntou sem medo. E ele manteve a fé até o fim! Todos foram crucificados e morreram como mártires cristãos na cruz em 1597.

Jesus disse: “Se alguém vier após mim, renuncie a si mesmo, e tome a sua cruz cada dia e siga-me”. (Lucas 9:23)

Hoje, ainda há MUITOS cristãos que estão sendo perseguidos por sua fé. E louvado seja Deus, muitos estão firmes. Eles têm muito a nos ensinar. E temos muito o que aprender com eles!

A maioria de nós, no entanto, é poupada da crucificação ou perseguição severa. Somos pouco testados e mesmo assim reclamamos muito.

Que possamos aprender a paciência das provações e a perseverança da fé. Pois, seria de fato uma esplêndida bênção aprendermos a graça da paciência e o poder da fé em face a qualquer circunstância!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmund Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil