A Zona do Crepúsculo Espiritual

(Mateus 13: 1-23)

Estamos explorando a parábola do semeador com novas lentes.

Vamos revisar. Existem três grandes inimigos da alma:

1. O engano/falácia do orgulho em nossas buscas, devido a um coração enganado, que rejeita a Palavra de Deus (o solo duro à beira do caminho), representa uma vida sem receptividade espiritual.
  2. O esquecimento de Deus em nossas dores, devido a um coração desanimado, que abandona a palavra de Deus (solo pedregoso e raso). Representa uma vida sem profundidade espiritual.
  3. O abandono de nossos valores pelos nossos prazeres, devido a um coração distraído, que sufoca a Palavra de Deus (o solo espinhoso). Representa uma vida sem bússola espiritual.

Agora, tudo começa com a revelação divina (a palavra semeada). Observe duas coisas:

• Duas respostas:
    Ou somos receptivos à verdade de Deus (e, portanto, a entendemos), ou rejeitamos a verdade de Deus (e, portanto, “não a entendemos”).
  • Dois resultados:
    Se entendermos isso, nos tornaremos espiritualmente maduros e frutíferos. Se não entendermos, nos tornamos espiritualmente cegos e infrutíferos.
Agora, a “beira do caminho” (primeiro solo) e o “terreno bom” (quarto solo) representam os dois extremos dessa polaridade.

É uma polaridade simples. Receptividade da verdade versus rejeição da verdade. Frutífero versus infrutífero.

Mas o problema é este. A vida é complexa. Portanto, não é apenas um par de opostos polares com os quais somos confrontados. Há uma zona intermediária que nos acalma na complacência espiritual.

Essa confusa zona intermediária é representado pelos outros dois solos (o rochoso e o espinhoso) que a princípio parecem frutíferos. E é isso que confunde tudo – aparente fecundidade.

Você consegue ver o contraste? NÃO é meramente um contraste entre o “frutífero” e o “infrutífero” – mas mais sutilmente, um contraste entre o “frutífero” e o “aparentemente frutífero”.

Eu chamo essa zona aparentemente frutífera do solo rochoso e espinhoso de Zona do Crepúsculo Espiritual.

De fato, a semente no solo rochoso é imediatamente frutífera! “Imediatamente brotou…” (v.5), pois a Palavra é “imediatamente recebida com alegria” (v.20).

O mesmo vale para o terreno espinhoso. A semente foi aparentemente frutífera no início – até que surgem as provações e a perseguição!

Tome cuidado. Podemos estar perdidos na zona do crepúsculo espiritual!

Não há base profunda. Os valores são convenientemente comprometidos quando as provações chegam. A clareza se perde. A bússola espiritual torna-se disfuncional pelo engano do coração. Há uma falha onipresente em buscar as coisas profundas de Deus.

Tenha cuidado ao viver na zona crepuscular espiritual! Do nível do solo para cima, tudo parece bom. Mas no nível do solo, há uma intensa batalha pela vida espiritual.

Meus queridos irmãos e irmãs, temos que examinar onde estamos hoje em relação à Palavra de Deus. É uma das duas direções – está na apatia espiritual ou está na receptividade espiritual? Todo o resto depende disso. E esse é o ponto principal da Parábola do Semeador!

Que possamos voltar novamente aos Primeiros Princípios. Que possamos afirmar que a Palavra de Deus é absolutamente verdadeira, intrinsecamente autorizada e criticamente vital para a vida, fé e ministério.

E que possamos, pela Palavra de Deus, viver na Zona da Fé e não na Zona do Crepúsculo!

Tenha uma peregrinação abençoada!

Edmundo Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD.