A Parábola do Semeador Revisitada

Mateus 13:1-23.

Primeiro, uma rápida revisão da nossa reflexão anterior.

Existem três realidades existenciais em cada vida humana: nossas buscas, nossas dores e nossos prazeres.

E há três grandes inimigos da alma, em relação a essas três realidades existenciais: a ilusão do orgulho em nossas buscas, o esquecimento de Deus em nossas dores e o abandono de nossos valores por nossos prazeres.

Curiosamente, esses três inimigos da alma são expostos pelos três primeiros tipos de solos (três tipos de corações) na Parábola do Semeador.

 Qual é então o antídoto para o veneno desses inimigos da alma?

 A resposta que Jesus deu é simples e direta. Encontra-se em um coração que tem uma receptividade espiritual à revelação divina na Bíblia.

 A resposta, portanto, está dentro e acima.

 O que está acima é a revelação de Deus; representado pelo Semeador e a semente (a Palavra de Deus). E o que está dentro é nossa receptividade, representada pelo nosso coração em resposta à Palavra revelada de Deus.

 A Palavra de Deus (fundamento) e nossa receptividade (). É básico assim mesmo! Não começa com nossos enormes esforços, mas com nossa fé humilde. Tudo se resume a onde está o nosso coração.

 E assim, nesta parábola fundamental, Jesus adverte contra três tipos de coração:

  1. o coração enganado que rejeita a Palavra de Deus (por causa do engano/sofisma do orgulho em nossas buscas),
  1. o coração desanimado que abandona a Palavra de Deus (por causa do esquecimento de Deus em nossas dores), e
  1. o coração distraído que sufoca a Palavra de Deus (por causa do abandono de nossos valores por nossos prazeres).

E nosso Senhor pede um certo tipo de coração, representado pelo Quarto Solo: “E outros caíram em boa terra e deram frutos: uns cem, outros sessenta, outros trinta” (v.8).

Jesus interpretou isso no versículo 23: “E aquele sobre quem a semente foi lançada em boa terra é o homem que ouve a Palavra e a entende; que de fato dão frutos.”

Ele ouve. Ele entende. Ele dá frutos. Representa o Coração Devotado que é receptivo à Palavra de Deus – e se aprofunda nela! Pois ele recebe a Palavra de Deus (sem os “se” e os “mas”) e está enraizado na Verdade de Deus!

Agora, quando falo em “aprofundar-se na Palavra”, não estou falando apenas de conhecimento acadêmico de apenas “saber sobre a Palavra”. Tampouco estou falando meramente sobre “aprofundar-se em construções bíblicas e proposições teológicas; ou aprofundando-se na exegese e exposição bíblica”. Em vez disso, embora essas coisas sejam importantes, devemos começar com os Primeiros Princípios – trata-se simplesmente de “crescer profundamente na receptividade de nosso coração às verdades espirituais da Palavra de Deus”.

Pois esse é o foco principal de nosso Senhor!

Entenda isto. Tudo se resume a humildade pessoal e receptividade espiritual. Sem tal postura, os cristãos estão saindo dos trilhos espiritualmente por causa de nosso orgulho absoluto, nossa dor não resolvida e nossas atividades não gerenciadas. Como resultado, ou rejeitamos a Palavra de Deus, ou nos ressentimos da Palavra de Deus; ou pior, apenas prestamos serviço da boca para fora à Palavra de Deus.

E essa é a maior zona de perigo! Vivemos, por assim dizer, em uma Zona do Crepúsculo espiritualmente ambivalente.

Mas veremos mais sobre isso no próximo artigo.

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmundo Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil