Formando a próxima geração

Módulo Eliseu como discípulo e discipulador – Estudo 6.4.8

por Ilaene Schüler

(2Rs 9.1-13; 2.3-5,7; 4.1; 6.1; 2Tm 2.1-2)

Por muitos anos eu gostei de ser a pessoa das respostas. Procurava sempre ser a pessoa que tinha uma resposta, uma solução, uma informação. Com isso muitas vezes pude ajudar pessoas. Mas, vivendo um discipulado mais intencional nestes últimos anos, aprendi a ser a pessoa das boas perguntas. E, assim, ajudar as pessoas a encontrar as respostas por meio de conclusões próprias, ganhando uma convicção muito maior da necessidade da mudança ou de que aquela opção era a melhor. Eu cresci nesta área porque tive um modelo convivendo no discipulado com pessoas que fazem boas perguntas e investiram em mim me ajudando a crescer nesta área. Assim como nesta área, tenho experimentado por meio do discipulado intencional  diferentes formas de investimento de pessoas me levando a crescer.

Quem tem investido em sua vida, levando você a crescer intencionalmente?

Eliseu é um discipulador  que investiu em pessoas e  deixou um legado de uma geração após ele.

O processo de Eliseu  para formar discípulos  foi possível primeiro porque os discípulos  reconheceram que Eliseu era discípulo de Elias.  Os demais profetas se referiam a Elias como mestre de Eliseu, então   reconheciam a Eliseu como seu discípulo.

No processo de discipulado, Eliseu ouvia a Deus, mas ouvia também a seus discípulos e dava a eles liberdade de fazer perguntas.

Discipulado acontece por meio de um relacionamento próximo e o contexto de Eliseu permitia que ele tivesse uma relação mais próxima não só com os seus discípulos, mas também com suas famílias compartilhando suas necessidades. (2 Re 4.1).  Também o contexto de   os profetas morarem junto com Eliseu favorecia um relacionamento próximo (2 Re 6.1).

Eliseu criou um ambiente de comunidade.  E este é nosso desafio, de criar  um ambiente de comunidade que  se expressa além do encontro do microgrupo de discipulado.

A influência de Eliseu vai além da primeira geração de profetas. Conforme 2 Re 9 quem dá testemunho é um dos discípulos dos profetas, ou seja, Eliseu tem influência na geração seguinte.

E esta é a recomendação de Paulo para Timóteo, que ele seja alguém   que intencionalmente influencia as próximas gerações.

O ponto de partida de Paulo é Timóteo: “Quanto a você…”. Nos versículos anteriores Paulo está falando do que está acontecendo naqueles dias na Ásia e Roma e, então, muda a conversa e diz “quanto a você, meu filho”. Paulo para de pensar na Ásia e Roma e pensa em Timóteo.  Paulo não está agora se referindo mais a uma estratégia, mas numa pessoa, pois, pessoas são as melhores estratégias. “Nós procuramos estratégias melhores, mas Deus procura homens melhores” M. Bounds.

Ao chamar de filho Paulo identifica seu vínculo de discipulado com Timóteo a partir da paternidade e filiação, afirmando que há uma transmissão intencional.

Timóteo tem uma relação com Paulo, mas também está inserido no relacionamento com outros, onde não só se relaciona em reciprocidade com eles, mas pode perceber o modelo de relacionamento de Paulo com estas “muitas testemunhas”.  Timóteo está inserido na igreja e não só no relacionamento de discipulado com Paulo.

Paulo encoraja Timóteo a reproduzir intencionalmente este discipulado investindo na próxima geração de homens idôneos. É importante que Paulo destaca as características de que eles devem ser idôneos, alguém que quer crescer e em quem vale a pena investir.

E, assim, estes homens idôneos devem reproduzir este efeito multiplicador com a geração seguinte.

Precisamos  discernir quem são as pessoas que Deus nos deu e nos santificar, separar em favor delas (Jo 17.19). Devemos não somente fazer discípulos, mas sim, discipuladores.

Ilaene Schüler

Discipulado na Vida – 03/11/2022