A graça de pertencer

Em seu livro intitulado “Proof”, o co-autor Timothy Jones conta a história de levar sua filha adotiva para a Disney World. Mas ele nunca sonhou que levar uma criança para a Disney World pudesse ser tão difícil – ou que tal viagem pudesse ensiná-lo tanto sobre a GRAÇA de Deus.

Tim e sua esposa decidiram levar a família para a Disney World. Isso incluiria sua filha adotiva de oito anos, que havia sido adotada recentemente por eles naquela época. Sua filha adotiva não acreditava que fosse boa o suficiente para ir com a família à Disney World. E essa insegurança produziu um fluxo de um comportamento diabólico.

A filha adotiva de Tim já havia sido adotada por outra família. Por alguma razão, eles nunca integraram a menina adotiva em sua família de filhos biológicos. E aqui está a coisa de partir o coração. Sempre que a família anterior foi para a Disney World, eles levaram seus próprios filhos biológicos, mas deixaram sua filha adotiva com um amigo da família.  Na mente da criança, ela foi excluída porque fez algo errado. Seu mau comportamento a desqualificou de suas férias de sonho.

Depois de alguns anos difíceis, a família anterior dissolveu a adoção, e Tim Jones acabou acolhendo uma menina de oito anos emocionalmente ferida em sua família. Quando Tim e sua esposa adotaram a menina de oito anos, ela já tinha visto muitas fotos da Disney World. Mas quando se tratava de passar pelos portões do Reino Mágico, ela sempre foi a que ficou do lado de fora.

Então, no mês que antecedeu sua viagem à Disney World, ela roubou lanches, mentiu, se comportou mal, falou insultos para machucar sua irmã mais velha o mais profundamente possível – e pior, à medida que os dias do calendário se aproximavam do dia da viagem à Disney, seu mau comportamento se multiplicou.

Alguns dias antes da Disney World, Tim conversou com sua filha sobre seu último comportamento. “Eu sei o que você vai fazer”, ela disse categoricamente, “Você não vai me levar para a Disney, né?”

A piora em seu comportamento de repente começou a fazer algum sentido para Tim. Seu mau comportamento era um teste porque se sentia insegura em relação ao amor de seus pais. Ela nunca acreditou que fosse digna de entrar no Reino Mágico da Disney!

Tim estava tentado a dizer: “Sim, se você não começar a se comportar melhor, você está certa, não vamos levá-la” – mas ele estava feliz por ter resistido a essa tentação.

Em vez disso, Tim perguntou à filha: “Esta viagem é algo que estamos fazendo em família?” Ela disse sim.  “Você faz parte desta família?” Ela sorriu novamente, os olhos castanhos arregalados e com lágrimas nas bordas. “Então você vai com a gente. Você faz parte da nossa família e não vamos deixar você para trás!”

Chegou o dia esperado. Naquela noite, em seu quarto de hotel, surgiu uma criança muito diferente. Quando chegou a hora de dormir, Tim orou com sua filha, segurou-a e perguntou: “Então, como foi seu primeiro dia na Disney World?” Ela fechou os olhos. Abraçou seu brinquedo de pelúcia. E depois de alguns momentos, ela abriu os olhos e disse as palavras mais profundas: “Papai,” ela disse, “eu finalmente consegui ir para a Disney World. Mas não era porque eu sou boa; é porque eu sou sua!”

“Não foi porque eu sou boa; é porque eu sou seu!” Uau!

De uma maneira mais profunda, em Cristo Jesus, PERTENCEMOS a Deus!

NÓS SOMOS DELE – comprados por um preço, nada menos!

Essa é a graça de pertencer!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmund Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos-IIFD