Levando outros a enxergar realidades espirituais

 

Módulo Eliseu como discípulo e discipulador – Estudo 6.4.6

por Ilaene Schüler

(2Rs 6.15-23; Ef 1.15-19) 

Deus contava para Eliseu onde o rei da Síria iria atacar e com isso o rei pensava que tinha um espião no palácio. Quando ficou sabendo de Eliseu, o exército da Síria veio buscar a Eliseu. Dotã, era a cidade mais segura do reino, tinha somente um acesso para entrada. Porém, Eliseu está sitiado pelo exército. Mas, desta vez, conforme 2 Reis 6, Deus não avisou a Eliseu e assim seu servo, o povo e o próprio rei tem uma experiência sobrenatural.

O servo reconhece a Eliseu como autoridade, como líder espiritual, se dirigindo a ele como “meu Senhor, que faremos”. Com isso ele se inclui no problema e na resolução. A percepção da realidade oprime e traz desespero para o servo de Eliseu. Aqui temos duas perspectivas diferentes da mesma circunstância, Eliseu via mais que o exército da Síria, ele via a realidade de Deus.

Eliseu diz para seu servo para não ter medo e não só explica o porquê não deve ter medo, mas leva o servo a ter uma experiência que vai além da percepção cognitiva. Eliseu pede a Deus em oração para que revele ao servo o que ele mesmo vê. Foi Deus quem abriu os olhos do servo,  e não Eliseu. Deus está sendo o protagonista,  pois o servo recebe a revelação de Deus. Os exércitos estavam ali de qualquer forma, mesmo se o servo não o visse.

Nascemos de forma natural de nossa mãe e estamos limitados às leis naturais de espaço e tempo. Quando aceitamos Jesus somos assentados nas regiões celestiais com Jesus, sentado na cadeira do sobrenatural. E com isso  ganhamos uma nova perspectiva da vida.  Tem gente que vive assentado na cadeira natural, mesmo tendo nascido de novo. Pessoas que  vivem a partir de uma fé racional, intelectual e perdem a  percepção da dimensão do sobrenatural.  

Eliseu pede a Deus que seu servo tenha a mesma visão. Quando o servo de Eliseu também  teve a mesma percepção das duas  realidades que os cercavam, a natural e a sobrenatural,  ele  ficou alinhado com Eliseu e juntos  podiam seguir o plano de Deus de  vencer os inimigos.

Muito de nosso cansaço no ministério pode estar relacionado pela falta de renovo da visão sobrenatural do agir de Deus. Como é importante ter um estilo de vida discernindo e ouvindo a voz de Deus. Mesmo que tenhamos momentos específicos onde intencionalmente busquemos ouvir a Deus é preciso ter um estilo de vida de ouvir a Deus.

Paulo é alguém que, após um período de cegueira tem seus olhos abertos (Atos 9), e esta experiência se dá junto com Ananias que ora por ele.

Em sua oração pelos cristãos de Éfeso, Paulo primeiro os afirma dizendo que não cessa de dar graças a Deus por eles e que está intercede por eles. Em sua oração, Paulo pede que Deus dê a eles espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus.  A oração de Paulo é que eles conheçam a Deus de forma profunda. Conhecendo não só sua vontade ou mente, mas também o seu coração.  Este conhecer a Deus vai além de saber teologicamente uma verdade sobre Deus, mas experimentar Deus em minhas circunstâncias como um Deus real, gerando em mim uma convicção divina que vai além do cognitivo.  Uma fé sobrenatural.

Um pouco mais de um ano atrás, chorei muito orando a Deus falando de minha vontade de estar no RS, mais perto de minha família estendida. Compartilhando em microgrupo de discipulado, tive a experiência de ser ministrada em oração e ouvir Deus falar que deveríamos nos mover na medida em que a coluna de fogo se move e que Deus passaria o deserto conosco até o outro lado, mesmo que não eu não estivesse vendo ou outro lado ainda.

A mesma experiência tenho tido ao final de um tempo de assessoria de silenciar e ouvir a Deus e orar com os(as) pastores(as) pedindo a Deus que eles ganhem uma percepção divina do mover Dele em sua vida e por meio dela.

Você tem percebido as circunstâncias de sua vida pessoal e ministerial a partir da “cadeira do sobrenatural” como alguém que está assentado nas regiões celestiais com Jesus?

Como está  sua percepção do que se move ao seu redor, dos exércitos de Deus e das investidas de Satanás?

Discipulado na Vida – 20/10/2022
Curso: Personagens Bíblicos
Módulo 6.4: Eliseu como discipulado e discipulador
Estudo 6.4.6: Levando outros a enxergar realidades espirituais

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil