Voltando de Emaús

(Lucas 24:33-45)

Muitas vezes ouvimos falar dos dois discípulos a caminho PARA Emaús. Mas não muitas vezes ouvimos falar dos dois no caminho DE Emaús!

A noite caiu e a estrada está escura. A maioria dos viajantes teria esperado até a luz do sol antes de partir novamente. Mas os dois discípulos não podiam esperar!

Quando Jesus desapareceu da vista deles, eles não disseram um ao outro: “Uau! veja como Ele acabou de desaparecer diante de nós! Que truque legal!”

Não, em vez disso, o foco deles era mais substancial. Foi na Palavra de Deus e do Salvador Ressuscitado: “O nosso coração não ardia dentro de nós quando Ele nos abriu as Escrituras? Ele é o nosso Messias! E ELE RESSUSCITOU!”

Eles mal podiam se conter! Eles TINHAM que viajar imediatamente DE Emaús para trazer esta notícia fantástica para os discípulos em Jerusalém!

Então, naquela mesma hora, eles se levantaram e fizeram a viagem de 11 quilômetros.

DE Emaús a Jerusalém! Eu não sei vocês, mas eu teria uma grande satisfação em ouvir o que eles falaram na estrada, retornando de Emaús! Agora, vamos pegar o contraste implícito vívido na narrativa!

Os dois discípulos no caminho PARA Emaús e os dois discípulos retornando DE Emaús eram os mesmos dois discípulos (Cleopas e seu companheiro). No entanto, os dois que iam para Emaús estavam tristes e desanimados, mas os mesmos dois no caminho retornando de Emaús estavam emocionados com uma alegria contagiante! Que contraste!

O que fez a diferença? Simples. ELES ENCONTRARAM O SENHOR RESSUSCITADO!

Mas, há mais na história. Quando chegaram de Emaús, encontraram os onze reunidos com outros discípulos compartilhando a mesma alegria! Foi a mesma notícia fantástica! O Senhor ressuscitou de fato, e apareceu a Pedro!

“E para nós também!”, exclamaram, juntando-se ao coro alegre. Os dois de Emaús relataram como o Senhor os encontrou, e abriu as Escrituras para eles, e transformou sua tristeza em dança!

Nesse momento, Jesus apareceu no meio deles: “Shalom!” Eles estavam apavorados. Eles ficaram assustados e amedrontados e pensaram ter visto um fantasma!

Irônico. Eles ouviram os testemunhos de Pedro e Cleopas e cognitivamente se alegraram com a notícia de que Jesus havia ressuscitado. Mas, quando Jesus realmente apareceu diante deles (sem uma batida educada na porta), eles intuitivamente pularam e pensaram que tinham visto um fantasma!

“Por que vocês estão perturbados e por que surgem dúvidas em seus corações? Vejam minhas mãos e meus pés, sou eu”, assegurou-lhes Jesus.

E para convencê-los de que Ele não é apenas uma aparição ou fantasma, Jesus perguntou: “Vocês têm alguma coisa aqui para comer?” (e para constar, Jesus não estava com fome!) Mas, Ele comeu um pedaço de peixe grelhado que eles entregaram a Ele para convencê-los (pois na crença judaica da época, fantasmas não comem!).

O que Jesus fez a seguir foi muito significativo.

Pela segunda vez naquele dia, Ele abriu suas mentes para entender as Escrituras! Ele mais uma vez mostrou a partir do Tanakh (o Antigo Testamento) – ou seja, T = a Torá (a Lei de Moisés), N = os Nevi’im (os Profetas) e K = os Ketuvim (os Escritos) – tudo o que está escrito sobre ele!

E mais uma vez, Jesus fundamentou a fé deles nas ESCRITURAS!

Sim. VAMOS VOLTAR À PALAVRA! Quer metaforicamente, estejamos a caminho indo PARA Emaús ou voltando DE Emaús!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmundo Chan

Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da
Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos.