Estar PRONTO para a Batalha!

(Josué 5)

No Reino de Deus, a medida da grandeza não está em nossa força, mas em nossa submissão; não pelo título de nosso ofício, mas pelo testemunho de nossa obediência.

Ouça. Deus não se impressiona com nossos títulos! Ele não se importa se você é um “general do exército do Senhor”, ou um “pai espiritual ou uma mãe espiritual na terra”, ou “um apóstolo, um profeta, um bispo ou um pastor sênior de uma mega igreja.”.  Grande coisa. Títulos não impressionam a Deus!

Deus procura uma coisa e apenas uma coisa – o TESTEMUNHO de nossa Obediência e a VERACIDADE de nossa Entrega.

Na Bíblia, há um jovem general que entendeu isso. Seu nome é Josué.

Agora, no Antigo Testamento, com grandes homens como Abraão, Moisés, Davi, Ezequiel e Daniel – quem é Josué?

No esquema épico das narrativas do Antigo Testamento, Josué é um “líder da próxima geração”, que assumiu a liderança no lugar de Moisés.

A verdade é que tenho pena de QUALQUER UM que tente se colocar no lugar gigantesco de Moisés!

Mas, Josué é um homem de fé incrível! Por uma razão simples – ele entendeu este princípio de fé: Que a medida da grandeza no Reino de Deus não está em nossa força, mas em nossa submissão! E por isso, ele foi AQUELE que levou os filhos de Deus para uma terra prometida ocupada pelo inimigo – e a possuiu!

Mas, como Josué chegou a tal nível de prontidão para a batalha?

Simples. Ele seguiu firmemente a direção de Deus e andou pela fé, não pela vista!

O capítulo 5 de Josué começa com uma ordem fascinante no versículo 2: “Naquele tempo disse o Senhor a Josué: ‘Faça facas de pedra e CIRCUNCIDE os filhos de Israel’”.

Circuncisão – bem em território inimigo! Isso deixaria todo o exército vulnerável!

O que estou dizendo é, se Deus queria que eles fossem circuncidados, por que não fazê-lo antes de cruzar o Jordão? Por que fazer isso do outro lado da Jordão, em território inimigo?!

Porque Deus queria ensiná-los neste princípio fundamental de estar pronto para a batalha – CONSAGRAÇÃO antes da CONQUISTA!

É esse mesmo princípio que testou sua submissão e obediência! E é verdade, Deus os protegeu – incutindo um medo nos corações dos inimigos, que os impediu de atacá-los! (Js 5:1)

A próxima coisa foi a Páscoa (v.10).

Foi emocionante e especial! Pois esta foi a primeira Páscoa na terra de Canaã! E é uma lembrança pactual da poderosa libertação do Deus Todo-Poderoso.

E preste atenção. Celebrar a Páscoa é uma lição prática para o segundo princípio de estar pronto para a batalha – ADORAÇÃO antes da GUERRA!

Eles se consagraram e adoraram – e estavam prontos para a batalha!

Um terceiro episódio em Josué 5 foi quando um estranho aparece diante de Josué. O jovem general desembainha sua espada e pergunta: “Você é por nós ou por nosso inimigo?” E esse estranho responde: “Nenhum. Venho como comandante do exército do Senhor”. Imediatamente, Joshua entende. Ele se prostrou com o rosto em terra e o adorou! E então ele diz ao Senhor: ‘O que meu Senhor diz ao seu servo?’” 

Em outras palavras: “Dê-me seu comando, e eu o farei imediatamente! Diga-me seu plano de batalha, e eu atacarei com minhas tropas!”

Mas, o Senhor não respondeu a essa pergunta. Em vez disso, ele disse: “Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é SANTO” (v.15).

Preste atenção nisso! Nosso CAMPO DE BATALHA é TERRENO SAGRADO!

Qualquer que seja a batalha que você está enfrentando hoje – pressões financeiras, problemas de saúde, problemas de trabalho ou problemas familiares – seu campo de batalha é um terreno sagrado. O lugar em que você está é SANTO.

E, quando entendemos que não é apenas um campo de batalha, mas um terreno sagrado, podemos tirar nossas sandálias – deixar de lado nossos medos e ansiedades naturais – e adorar nosso Deus Todo-Poderoso!

E essa é a CHAVE para estar pronto para a batalha! Essa é a CHAVE para a Vitória!

É Consagração antes da Conquista. Adoração antes da guerra. E a percepção de fé de que nosso Campo de Batalha é, na verdade, Solo Sagrado! Baruch HaShem!

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmundo Chan

Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos. Fundador da Aliança Global de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil