Ray Stedman: Um Mentor de Mentores

por Edmund Chan

Chuck Swindoll nós conhecemos. Mas quem é Ray Stedman?

Chuck Swindoll, pastor e autor bem conhecido, fundou o ‘Insight for Living’, que transmite um programa de rádio cristão em mais de 2.000 estações ao redor do mundo, em 15 idiomas.

O falecido Ray Stedman era o mentor amado de Chuck Swindoll. E quando Ray faleceu, Swindoll ofereceu uma homenagem comovente ao seu mentor. Eu fui tocado por isso!

Aqui está uma versão um pouco abreviada dele:

————————

Lá nos sentamos, um grupo de seis. Um falou; cinco ouviram. Cada pergunta foi tratada com tanta graça, com tanta facilidade. Não havia dúvida de que cada resposta era extraída de poços profundos de sabedoria, moldados por decisões difíceis e nutridos pelo tempo. Como 40 anos na mesma igreja. E temperado pelas viagens. Como ter ministrado ao redor do mundo. E aperfeiçoado por testes, riscos, mágoas e fracassos.

Mas, como os melhores vinhos, foram essas décadas no mesmo cadinho, ano após ano, que tornaram seus conselhos inestimáveis. Se esses anos tivessem sido passado no exército, ele teria um baú cheio de medalhas.

Idade dele? 72. Seu rosto? Robusto como 50 milhas de estrada ruim. Os olhos dele? Ah, aqueles olhos. Penetrante. Quando ele olhava para você, era como se eles te atravessassem.

Ele tinha praticamente visto tudo. Ele pagou suas dívidas. E ele tinha as cicatrizes para provar isso. Que visionário criativo!

Lá ficamos sentados por mais de três horas, ouvindo suas histórias, refletindo sobre seus princípios, questionando suas conclusões e respondendo às suas ideias.

A noite foi marcada por gargalhadas seguidas de longos períodos de conversa tranquila. Todos os seis perderam a noção do tempo.

Enquanto eu participava, de repente eu tinha 26 anos novamente. Um jovem seminarista. Sem filhos. Um estagiário pastoral. Eu tinha muitas teorias teológicas, mas pouca experiência prática. Eu tinha respostas para perguntas que ninguém estava fazendo, mas uma falta de compreensão sobre as coisas que realmente importavam.

Em flashbacks momentâneos, me vi na mesma sala com o homem 30 anos atras, bebendo no mesmo poço, absorvendo o mesmo espírito de seu estilo. Naquela época eu estava apenas impressionado… na semana passada eu estava profundamente comovido. Trinta anos atrás, ele era um modelo; na semana passada, percebi que ele havia se tornado um mentor. Senti-me profundamente grato pela sombra de Ray Stedman ter cruzado minha vida.

Quando nos despedimos de Ray, caminhei um pouco mais devagar. Pensei nas coisas que ele me ensinou sem me instruir diretamente e na coragem que ele me deu sem me exortar deliberadamente. Eu me perguntei como isso tinha acontecido. Eu me perguntava por que eu tinha sido tão privilegiado por ter meu “rosto” refletido em sua “água”, ou meu “ferro” afiado por seu “ferro”.

Um nó nostálgico se formou na minha garganta quando me forcei a perceber que, aos 72 anos, ele não tinha muito mais do que algumas décadas. Eu me peguei querendo correr de volta para o carro dele e dizer a ele novamente o quanto eu o amo e admiro. Mas já era tarde e, afinal, sou um homem de 55 anos. Um marido. Um pai. Um avô. Um pastor. Para alguns, um líder, e talvez para outros, um herói. Mas enquanto eu estava ali sozinho no ar frio da noite, de repente percebi o que eu mais queria ser quando crescesse.

————————

Quando li o tributo de Swindoll a Ray Stedman, um nó se formou na minha garganta. Lembro-me de dizer em meu próprio coração: “Sim, esse é o Ray Stedman que eu conheço… E é assim que espero ser também quando crescer!” Pois na tapeçaria de compromissos divinos, conheço Ray Stedman de perto e pessoalmente. Eu tive o privilégio distinto de ser orientado por este gigante sábio e também gentil.

Tenha uma peregrinação abençoada pela frente!

Edmundo Chan
Mentoria de Líderes. Multiplicando Discípulos