Uma cerca de proteção

 

Ilaene Schüler

Certa vez me perguntaram: “Se o diabo quisesse destruir a ti e ao teu ministério, em qual área de sua vida ela atacaria?” Esta pergunta acendeu uma luz vermelha. Sabemos biblicamente que o diabo é um “leão que ruge ao nosso redor”, mas na maioria das vezes não nos apercebemos da seriedade desta verdade. E raras vezes oramos: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” como Jesus nos ensina na oração modelo do Pai Nosso.

As palavras do Pai Nosso às vezes se tornam tão familiares, que nós perdemos de perceber como cada petição pode abrir um mundo inteiro de significado e como em cada petição temos uma ordem tanto para orar quanto para viver.

Tertuliano disse certa vez: O Pai Nosso é um resumo de todo o Evangelho. Jesus se identificou com esta oração. Ele próprio está contido nas palavras do Pai Nosso.

Lutero, o Reformador nos diz que “esta última petição não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, encerra uma oração na qual primeiro pedimos que seja entre nós santificado o Nome de Deus, esteja entre nós o Seu reino e se faça a Sua vontade”.

Que significa isso? Deus, em verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos nesta petição que nos guarde e preserve, para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos engane, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero e outras grandes infâmias e vícios; e, ainda que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória.” (Martim Lutero – Catecismo Menor – explicação à 6ª petição.).

E para que possamos “resistir as ciladas do diabo, em Efésios 6.11-13 Paulo ensina que temos de nos revestir de toda a  armadura de Deus. Paulo menciona a armadura também em Romanos. Nessa carta, ele nos diz para nos revestirmos das “armas da luz” e do “Senhor Jesus Cristo” (Rm 13.12,14). Na verdade, essa armadura que o apostolo descreve e de que, segundo ele, devemos revestir-nos é o Senhor Jesus Cristo. Jesus quer ser nossa defesa e nossa vestimenta espiritual. 

 “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.” Larry Lea nos diz que “Nós vencemos quando nos revestimos de toda a armadura de Deus, e construímos uma cerca de proteção ao nosso redor.”

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil