Cinco processos de seleção que Jesus usou

 

Ilaene Schuler

Lc 6.12-16; Mc 3.13-19 (Módulo 1.6.1)

Uma das experiências de seleção mais gratificante para  mim foi quando Daniel me  pediu  em casamento.  E a segunda experiência onde fui selecionada tem relação com minha caminhada com David Kornfield como meu discipulador.

Lendo os textos que relatam como Jesus seleciona os seus discípulos (Lc 6 e Mc 3) percebi que Jesus tinha mais discípulos que o seguiam. E, deste grupo maior, ele seleciona os apóstolos, chamando os que ele quis.  Mesmo que eu tenha um microgrupo de quatro pessoas com caminho em discipulado profundo, eu faço parte de um grupo maior de discípulos de Jesus.   E isto é muito importante, 

Ao mencionar os nomes, Jesus demonstra que conhece a cada um em sua individualidade. Cada um teve um destino profético, uma contribuição diferenciada no seguimento ao ministério de Jesus. 

Quando Jesus chama estes doze discípulos para si, Ele o faz em dependência do Pai. 

No chamado de Jesus aos discípulos, existe um para que, vai além de cada discípulo. Quando Jesus me chama para ser discípula, isto representa um chamado que vai além mim ou para mim.

Ao chamar seus discípulos, Jesus  está chamando para três coisas: 

  1. Chama para si, para estar com ele. Jesus deixa claro as altas exigências que estão implícitas neste chamado. O chamado não é para um cargo especial ou título, mas é um chamado para ser e fazer discípulos.
  2. Chama para exercer autoridade espiritual de expulsar demônios, restaurando e libertando a vida das pessoas. Para exercer esta autoridade é preciso ser uma pessoa íntegra e autêntica, de onde flui autoridade. Quando Jesus chama para liderar, ele chama para um ministério de elevar outras pessoas, levando-as a crescer.
  3. Chama para si e para, então, enviar assim como o Pai o enviou, conforme João 17 e Mt 28. Ninguém pode ser enviado sem antes estar com Jesus.

Com quem caminhar me discipulado? Quais são os líderes que devo escolher para começar um microgrupo piloto em minha igreja? 

Os próximos estudos e vídeos vão  aprofundar cada um dos cinco critérios que Jesus usou na seleção dos discípulos:

  1. Encontros divinos – encontros pessoais onde a vida de alguém é marcada por receber sabedoria, direção ou poder de Deus pela ajuda de outra pessoa. 
  2. Padrões divinos – um padrão divino é quando a visão, o compromisso e o ritmo de vida de várias pessoas coincidem. 
  3. A oração, confirmando os nomes com o Pai. 
  4. Discernimento quanto a quem respondia à Sua voz. 
  5. Altas exigências – Jesus procurava o tipo de pessoa que valesse a pena reproduzir. 

Discipulado na Vida – 01/07/2022
Curso: Discipulado
Módulo: Seleção – Escolhendo em quem investir nossa vida
Estudo 1.6.1: Cinco processos de seleção que Jesus usou

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil