Orando por minha família, igreja e nação

Como podemos orar por nossa família?

Quem está casado deve orar por seu cônjuge; peça a Deus que sua justiça, alegria e paz também dominem a vida dele ou dela. Ao fazer a declaração de fé “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade”, interceda pelos problemas de seu cônjuge, até que o Espírito de Deus o libere para passar aos outros temas da oração.  A área da família é de grande importância pois, se nosso relacionamento familiar se deteriorar, qualquer área no reino onde estamos servindo ficará bastante prejudicada.

Quem tem filhos deve afirmar: “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade”, na vida de cada um deles. Mas, deve também fazer pedidos específicos, e procurar ouvir o que o Espírito Santo tem a dizer-lhe com relação a seus filhos.  Peça a Deus que lhe revele seus planos para o futuro de seus filhos, enquanto ainda são pequenos, para que possa ensiná-los no caminho em que devem andar.

Ore por outras pessoas da família. Se Deus lhe levar a ficar mais tempo orando por alguém de forma mais específica, permaneça assim em intercessão até que o Espírito Santo o libere.

Larry Lea nos orienta que “Se esgotarmos o tempo que temos para orar sem conseguir passar por todos os itens do Pai Nosso, devemos parar ali. Mais tarde, quando tivermos oportunidade – seja ao volante do carro, ou fazendo a arrumação da casa, ou antes de dormir — podemos reiniciar do ponto onde paramos. Faça de sua vida uma oração constante.

Venha o teu reino sobre nossa vida pessoal, sobre nossa família e sobre nossa igreja.

Ore pelo(a) pastor(a), pela liderança; para que os membros se mostrem fiéis discípulos de Jesus, para que haja novas pessoas conhecendo Jesus. Cite o nome do(a) pastor(a) e dos líderes pedindo por unção, que cresçam em intimidade ouvindo a Deus e discernindo a vontade de Deus; que cresçam como discipulado e discipuladores. Peça a Deus para lhe ensinar a orar por eles, revelando áreas específicas. Peça a eles como eles gostariam que você orasse indicando se tem um pedido em especial neste tempo.

Nosso quarto alvo de oração é a pátria quando oramos “Venha o teu reino”.

Larry Lea recomenda que devemos fazer orações específicas, citando o nome de nossa cidade, do Estado e dos dirigentes da nação para que seus dirigentes tenham sabedoria de Deus; para que os líderes espirituais vivam de forma sábia, sejam pessoas de oração e sejam conservados íntegros pelo poder de Deus. Interceda pedindo a Deus um avivamento espiritual.

Até aqui, então, aprendemos a orar segundo os dois primeiros pontos da oração-modelo dada por Cristo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”

No seu livro Nem uma hora, Larry Lea afirma que “Já deve ter dado para perceber que assim não é difícil passar uma hora em oração. Jesus disse: “Portanto, vós orareis assim …” e nos deu um esquema de oração para seguirmos. No corpo dessa oração encontramos cinco temas principais que nesses últimos dias estão sendo revitalizados na igreja de Cristo. São eles: louvor e adoração, a autoridade do reino, prosperidade, nosso relacionamento com outros e a autoridade espiritual. Todos se acham aí, no Pai Nosso, e todos em perfeito equilíbrio. O fato é que nessa oração temos tudo de que precisamos para termos uma vida plena e com toda liberdade e vitória espiritual.

Ilaene Schüler

A seguir você tem uma sugestão de esboço para orar a partir da frase do Pai nosso: “Venha o teu reino e seja feita tua vontade”.

ESBOÇO DE ORAÇÃO

I. Faça a declaração de fé: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade.” Que a vontade de Deus não exista simplesmente, mas que seja feita.

II. Quatro setores onde o reino de Deus deve ser estabelecido:

A. Sua própria vida

1. Certifique-se de que é justo diante de Deus.
    2. Peça a Jesus para que se assente no trono de sua vida e governe sobre todos os aspectos dela.
    3. Permaneça na presença de Deus até que ele defina os rumos de sua vida para este dia, e seu Espírito esteja operando em você.

B. Sua família

1. Esposo/esposa
    2. Filhos
    3. Familiares

C. Sua igreja

1. O pastor
    2. A liderança
    3. A fidelidade dos membros
    4. Colheita de almas

D. A Pátria

1. Cidade, Estado, dirigentes da nação
    2. Líderes espirituais
    3. Avivamento

III. Peça ao Espírito Santo:

A. Para implementar essas prioridades.
B. Para ajudá-lo a colocá-las em prática.

Série de mensagens baseadas no livro Nem uma hora, de Larry Lea, Editora Betânia.