O que Deus requer de nós – parte 1

por Rev. Edmund Chan

Quero falar com você sobre a âncora espiritual dos Três Pré-Requisitos Críticos em Miquéias 6:8. Para que possamos viver um discipulado relacional precisamos entender o que Deus exige de nós. 

Ao olhar para Miquéias 6:8 e refletir sobre ele, quero compartilhar com vocês Três Princípios de Aplicação para a Liderança e para o Relacionamento Uns com os Outros:

  1. Não confunda os MARCADORES de sucesso do mundo com a MEDIDA de sucesso de Deus: “Ande em justiça” (mishpat)
  2. Não confunda ADVOCACIA com AÇÃO: “ame a misericórdia” (hesed)
  3. Não confunda ALCANÇAR com AVIVAMENTO: “ande humildemente com o seu Deus” (tsana)

A pandemia ou pós pandemia domina nossas relações sociais; define nossas narrativas políticas; e determina um “novo normal” sem precedentes para muitos países.

Esta, é uma temporada de grandes oportunidades. Enquanto uma crise sem precedentes cria estresse e uma busca das coisas da alma, também apresenta para a Igreja uma grande oportunidade – o Kairós de Deus!

 O que é o ‘kairos’ de Deus?

O kairos é designado por Deus; é a JANELA estratégica designada por Deus, de um TEMPO estratégico designado por Deus, com OPORTUNIDADES estratégicas designadas por Deus, para uma COLHEITA estratégica designada por Deus!

É um momento kairos decisivo para o arrependimento, para a renovação e para o novo compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo.

 Agora, para abraçar e alavancar as oportunidades kairós de Deus e estabelecer relacionamentos mais profundos durante esta época da pandemia e pós pandemia, devemos entender claramente o que Deus exige de nós. Podemos fazer mil e uma coisas, mas devemos fazer o que Deus exige de nós.

 Um dos versículos mais importantes sobre “O que Deus Requer de Nós” está em Miquéias 6:8.

 Miquéias 6:8 é um dos versículos mais importantes do Antigo Testamento para o discipulado. Diz,

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus.”

Os melhores líderes aprendem a observar o que realmente importa – eles olham para o resultado final. Miquéias 6:8 vai direto ao ponto. Chega à linha de fundo do que realmente importa para Deus. A esta luz, Miquéias representa a liderança profética no seu melhor. 

Miquéias veio de uma pequena vila chamada Moresete, cerca de 32 quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Moresete foi uma das 46 cidades destruídas pelo Império Assírio, sob o reinado do rei Senaqueribe.

 Eles foram forçados a fugir para Jerusalém por segurança. Jerusalém, a cidade de Davi. A amada cidade de Deus. Certamente, eles seriam protegidos em Jerusalém! Mas Miquéias deu uma profecia devastadora contra Jerusalém, a cidade na qual eles buscaram refúgio.

Miquéias 3:12, Miquéias disse: “Jerusalém se tornará um monte de ruínas!”

Aqui está um camponês de um profeta renunciando a uma grande cidade, a cidade de Jerusalém. E para adicionar insulto à injúria, Miquéias diz: “O Messias não nasceria em Jerusalém, mas em Belém”, outra pequena cidade natal de caipiras. Vila pequena. 

Agora você pode ver quão impopular era o profeta Miquéias! Agora, considere o contexto teológico. Miquéias estava lutando aqui com a questão central da religião: como Deus pode ser corretamente abordado pelos homens?  

O versículo 6 diz: “Com que me apresentarei perante o Senhor, e me curvar diante do Deus alto? Irei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?”

 Veja, na teologia judaica, o homem não pode se aproximar do Deus Santo sem um sacrifício expiatório. Então, a pergunta retórica “Como devo me apresentar diante de Deus com um sacrifício?” ou “Devo vir diante de Deus com um sacrifício?” A resposta é: “Ah…, mas é claro!” É óbvio! Agora, uma pergunta de busca segue a pergunta retórica.

A pergunta a ser feita é esta: Se um sacrifício expiatório for necessário, Deus ficaria impressionantemente satisfeito com um sacrifício MASSIVO?

Versículo 7, “Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do pecado que eu cometi?”

É ISSO que agrada a Deus?

Pense nisso: MILHARES de carneiros! Uau, que sacrifício! DEZ MILHARES de rios de petróleo! Uau, que impressionante!

 Agora, adicione a estes, o sacrifício FINAL na religião pagã daquele tempo de um primogênito. Isso é estimado na religião pagã como um zelo religioso exagerado, como um sacrifício maravilhoso – seu primogênito. Uau! Uau! Uau!

 Esses sacrifícios maciços certamente impressionariam qualquer divindade pagã, mas não Jeová. Por quê? Porque essa NÃO é a linha de fundo!

 Miquéias 6:8, dá a linha de fundo: “Ele mostrou a você…”

Ele não nos deixa adivinhando. Ele nos deu por revelação. ‘Ele te mostrou o que é bom’, significando ‘o que é essencial para a vida e para o viver’.

 Agora, observe a palavra “Exigir” de nós. “Exigir” é a palavra hebraica “dârash”. Dârash é uma palavra complexa e fascinante. A ideia por trás da palavra não é tanto “Demanda”, mas “Desejo”.

 Você vê, quando os amantes dârash um ao outro, eles desejam, eles têm uma devoção um pelo outro. Quando Esdras estuda a lei de Deus, ele dârash a lei de Deus, ele deseja a lei de Deus; ele se deleita com isso.

Em vez disso, aqui está o que Deus realmente deseja para nós, que realmente nos deleitemos em: fazer justiça, amar a misericórdia, andar humildemente com nosso Deus.

Ao olhar para Miquéias 6:8 e refletir sobre ele, quero compartilhar com vocês Três Princípios de Aplicação para a Liderança e para o Relacionamento Uns com os Outros.

Três coisas que não devemos confundir em nossa liderança. Estas são as 3 coisas que nos ajudarão a aprofundar nosso relacionamento com Deus e em nosso relacionamento uns com os outros.

1. Não confunda os MARCADORES de sucesso do mundo com a MEDIDA de sucesso de Deus.

O mundo tem seus marcadores, seus símbolos de sucesso. Não confunda o padrão de sucesso do mundo com a medida de sucesso de Deus. Qual é a medida do mundo… hum, qual é a medida do sucesso do Senhor?

Ele diz: “Eu te disse, siga mishpat” – justiça. Em algumas das traduções modernas, é “fazer justiça”. É uma palavra mais ativa. A ideia de “justiça” é “retidão básica”. Vamos ficar justos diante do Senhor.

O que é “Justiça”? Isto é: “Viver de modo a fazer o que é justo diante de Deus com nossos semelhantes”. 

Agora, mishpat, justiça, retidão, têm 2 ideias inerentes: Aquilo que é LEGALMENTE GANHADO e aquilo que LEGALMENTE COMPARTILHAMOS. Adquirido legalmente. Compartilhado por direito.

Em relação ao GANHO, temos que determinar o que é ganho legal e o que não é ganho legal; e em relação à PARTILHA, há uma referência especial e terna à justiça para com os pobres, marginalizados e desfavorecidos.

Para mishpat, a justiça não é meramente “uma boa ideia” ou “uma boa sugestão”; é o CAMINHO DA VIDA de Deus. É o PADRÃO DE JUSTIÇA de Deus – Faça o que é certo e, portanto, o que é agradável diante de Deus. Não tenha ganhos injustos ou retenha o que você tem quando os outros estão em necessidade. 

Em 1 Samuel 8:3, por exemplo, diz: “Mas os filhos Samuel não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitavam suborno e pervertiam a justiça/ mishpat.” 

Impediram a justiça; o recebimento de suborno é errado. Ande em mishpat.

Agora, na prática, siga 3 regras básicas:

  • Se NÃO É SEU, NÃO TOMA!
  • Se NÃO for VERDADE, NÃO DIGA!
  • Se NÃO ESTÁ CERTO, NÃO FAÇA!

Esta é a medida de Deus para o sucesso onde somos justos diante dele, quando nos comprometemos a fazer o que é certo diante de Deus.

Mas, eis a coisa: NENHUM de nós pode dizer que nos levantamos e fizemos tudo certo diante do Senhor. Nós não podemos. Somos pecadores caídos. Podemos fazer o nosso melhor, mas o nosso melhor pode ficar aquém, então há 2 coisas que precisam acontecer:

  1. Chegamos humildemente arrependidos diante do Senhor – Contamos com Deus, pedimos ao Senhor que nos ajude; e
  2. Precisamos uns dos outros.

A vida cristã, o discipulado e a liderança não são uma jornada solitária. Precisamos um do outro. Precisamos caminhar juntos para que sua força cubra minha fraqueza e minha força cubra sua fraqueza e caminhemos juntos para defender mishpat em nossa vida e em nossa jornada, essa vida justa diante do Senhor. Encorajamos uns aos outros a viver em retidão para Ele.

O sistema de valores do mundo e a medida de sucesso são medidos pelo tamanho, influência,  e grandeza; Deus não se impressiona com essas coisas maciças, assim como não se impressiona com sacrifícios maciços.

Ele quer que andemos em retidão, façamos justiça, façamos o que é certo diante Dele.

Portanto, envolve OUVIR o Senhor e SEGUI-LO e AJUDAR UM AO OUTRO, para que CRESÇAMOS JUNTOS nesse caminho.

Portanto, não confunda os marcadores de sucesso do mundo com a medida de sucesso do Senhor. Ele mede mishpat, justiça, fazer justiça, fazer o que é certo. Deus examina se fazemos o que é certo uns para os outros ou não.

Continua aqui.

Tradução livre da Palestra proferida no Encontro Sepal 2020. Edmund Chan é  conhecido internacionalmente como uma autoridade no âmbito do discipulado, é mentor de líderes na Covenant Evangelical Free Church, em Singapura.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil