O poder de quebrar mentiras

Discipulado na Vida – 09/06/2022
Curso: Restauração
Módulo: Batalha Espiritual – Conhecendo o Inimigo
Estudo 5.5.7: O poder de quebrar mentiras

Isaías 28:14-15; João 8:31-38,44-47

Quando criança você acreditou em alguma daquelas mentiras que os adultos contavam?

“Quem brinca com fogo faz xixi na cama”, “formiga faz bem para as vistas”… uma amiga acreditou que se pegasse na super bonder ficaria colada para sempre e quase morreu de desespero quando usou a cola pela primeira vez e derramou um pouco em seus dedos.

Você está acreditando em alguma mentira ainda hoje?

Em João capítulo 8 a partir do verso 31 Jesus está falando a um grupo muito específico de pessoas: os judeus que haviam crido nele.

Mas no decorrer do discurso do Senhor percebemos que não era bem assim. Ao que parece eles não creram em Jesus, mas queriam matá-lo (Jo 8:40). Estavam fingindo, eram na verdade falsos discípulos infiltrados. E Jesus os exorta a serem verdadeiramente seus discípulos; como? Permanecendo em sua Palavra, conheceriam a verdade e a verdade os libertaria.

A partir de então vamos perceber que eles não somente mentiam sobre ter crido em Jesus, como também estavam profundamente enganados acerca da sua realidade espiritual: Acreditavam ser livres, mas eram escravos do pecado. Acreditavam ser filhos de Abraão e até de Deus, mas, na verdade, eram filhos do diabo.

Que maravilha é podermos nos aproximar de Jesus!

É como se pudéssemos nos aproximar do sol em seu resplendor. Toda treva é dissipada. Não há como se aproximar de Cristo e não ser iluminado. Chegamos perto dele presos a mentiras que sequer sabíamos que existiam, verdadeiras cadeias invisíveis aos nossos olhos, porém evidentes aos olhos dele.

Mentiras que outros proferiram a nosso respeito e acabamos acreditando nelas: você é feio! Você não presta pra nada, não faz nada direito! Ninguém nunca vai gostar de você!

Mentiras que nós inventamos para nós mesmos, construindo argumentos que anestesiam nossa alma e endurecem nosso coração: “Eu sou uma vítima, ninguém me entende, todos me perseguem, é porque eu trabalho demais, também o meu cônjuge não me dá atenção”. Inventamos narrativas para justificar nosso pecado e evitar a dura realidade da maldade do nosso coração e a necessidade de confessar, arrepender e restituir.

A mentira nos torna rebeldes contra Deus. O Pr. Paulo Borges Jr. diz que incredulidade não é fruto de um coração vazio, que não crê; vem sim de um coração que crê na mentira, crê em argumentos, sofismas que resistem à palavra de Deus. “Mas, porque eu digo a verdade, vocês não crêem em mim.” (Jo 8:45)

Em Apocalipse 3 a igreja de Laodiceia está completamente enganada a cerca de si mesma. Achava que era rica, abastada e que não precisava de nada, mas não sabia que era miserável, pobre, cega e nua.

Você está vivendo enganado acerca de si mesmo? Está acolhendo alguma mentira em seu coração? Jesus Cristo tem o poder para quebrar as mentiras! Aproxime-se dele com humildade e coração quebrantado. Deixe que o resplendor de Sua glória ilumine os recônditos mais profundos de seu ser. Seja um verdadeiro discípulo de Cristo permanecendo em sua palavra e você conhecerá a verdade e ela te libertará.

Sergio da Mata