O chamado de Jesus para a restauração

Por Daniel Vargas

Is 58.6-12; Is 61.1-4

Procure imaginar a trajetória de sua vida com a justiça do Senhor na sua frente, como uma enorme bandeira anunciando sua chegada em todo e qualquer lugar, com a Glória do Senhor atrás – e você, bem protegido e contente, no meio. Aleluia.

Esta é a promessa de Deus para mim e para você em Is 58.8: “Então, a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês e a glória do Senhor será a sua retaguarda.” 

Crescer em ser discípulo para ser discipulador, ser restaurado para ser um restaurador. 

Todos nós em algum momento de nossa vida fomos feridos e precisamos lidar com as consequências e sua influência em nosso comportamento ou emoções. Também dentro da igreja podemos nos ferir nos relacionamentos, por isso é importante experimentar um processo intencional de restauração. Restauração faz parte do processo de discipulado. Em alguns casos se faz necessário um processo profundo de restauração, para isso recomendamos que se busque participar de um grupo especializado com ferramentas e capacitação para este fim.

No texto de Is 58 Deus graciosamente faz uma promessa de uma profunda mudança em nosso ser, uma transformação de dentro para fora como uma cura que “brotará sem demora”.

“Então vocês pedirão ajuda, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui.’”  Quando Deus promete que responderá com sua presença eu tenho a garantia de Deus de que Ele está o comprometido em transformar minha vida por meio de seu poder e graça. 

Deus está dizendo: “Eu estou aqui” (Hineni) para mim e para você! 

A promessa da luz que rompe como a luz do alvorecer se contrapõe a escuridão dos versículos relatadas nos versículos 6, 7 9b e 10. As condições exigidas por Deus (Is 58.6-7, 9-10) para que a promessa acerca de nossa restauração e crescimento na vida espiritual aconteça são posturas nossas que visam pôr fim à escuridão da opressão do ser humano (Is 58.6), atitudes de verdadeiro amparo aos necessitados (Is 58.6,10), sermos proativos em acabar com a falta de amor e com a censura maliciosa (Is 58.9b). Deus nos convida a mudança de vida interior num processo profundo de restauração que se reflete numa transformação exterior em nossos relacionamentos. O processo de transformar interior resulta na mudança de comportamentos.  A obediência as exigências de Deus trazem cura e a cura resulta em mais obediência. 

 Há uma nova promessa em Isaias 61. A promessa de que o Espírito do Senhor nos unge para caminharmos com outras pessoas em seus processos de restauração.  Contudo, somente podemos ser restauradores se primeiro nós formos pessoas restauradas ou em processo de restauração. 

A unção do Espírito Santo é um “derramar” da presença de Deus que nos dá discernimento espiritual, graça (para servir a Deus e a outros) e poder. Muitas vezes, isso acontece quando a pessoa sente um profundo descontentamento espiritual e busca intensamente a Deus. Também pode ser quando entra em uma nova fase de ministério e precisa poder do alto para fazer algo que está além de sua experiência e habilidade.

Na nossa experiencia em caminhar com discipulado no contexto de um grupo de até quatro pessoas (microgrupos) temos usado os estudos da Bíblia de Discipulado como material de estudo para o compartilhar nos encontros. E com isso, a cada oito estudos, ou seja, um modulo concluído, nos encontramos para compartilhar o que Deus está trabalhando em nossa vida, onde Ele está nos restaurando a partir daqueles oito últimos estudos.  Para isso usamos como sugestão para o compartilhar as perguntas a seguir, que são respondidas previamente por cada participante:

No próximo encontro teremos um tempo para compartilhar sobre nosso processo de crescimento a partir dos oito últimos estudos. Venha preparado!  Vamos continuar crescendo! Para isso procure identificar:

  1. Dos estudos deste último modulo o que Deus mais lhe chamou atenção?
  2. Uma área que Deus está trabalhando em sua vida nestes dois últimos meses.
  3. O que você já tem feito para crescer nesta área?
  4. Como você pode continuar crescendo mais nesta área?

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil