Lições do Discipulado de Jesus

por Jorge Luiz Perim

LUCAS 9.51-56

“E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia”.

Jesus de Nazaré é, simplesmente, fantástico!

Antes de subir naquele Calvário e bradar “Está Consumado”, Ele caminhou três anos e meio com seus discípulos. A ideia era ensiná-los a ser e fazer como Ele era e como Ele fazia! Jesus tinha seu próprio método de ensino: Primeiro, Jesus fazia, enquanto os discípulos assistiam e aprendiam. A seguir, Jesus mostrava e explicava como se fazia, e os discípulos aprendiam. Depois, Jesus os permitia fazer, enquanto observava como eles faziam. E por fim, Jesus ordenava-lhes que fizessem sem a Sua companhia, para que eles se sentissem seguros e confiantes no que faziam em Seu Nome.

Isso é Discipulado!

E é sobre isso que vamos prosear agora.

Então, quais são os aprendizados que recebemos de Jesus, neste texto:

1º: Jesus está ensinando seus discípulos a andar um com o outro:

O verso 52 dirá que Jesus os “mandou como mensageiros adiante de si”: este será um daqueles momentos em que os discípulos estarão sozinhos, sem a companhia de Jesus. Contudo, não estarão sozinhos, de fato, pois estarão na companhia um do outro. Esta será a necessária lição: discípulos devem aprender a caminhar lado a lado, um com o outro. Precisam aprender a confiar um no outro. Será necessário tomar decisões e lidar com situações, e terão em si o Espírito Santo para guia-los e um ao outro para apoiar-se. Eles aprenderão a confiar um no outro e no Espírito que receberão do Senhor Jesus. E Jesus sempre confia em um discípulo cheio do Espírito Santo.

2º: Jesus está ensinando seus discípulos a lidar com as diferenças:

O verso 52 ainda dirá que os discípulos “entraram numa aldeia de samaritanos”. Não era por acaso. Era mais uma preciosa lição de vida do Mestre Amado: o propósito de Jesus é unir pessoas diferentes, cada uma com suas histórias. Tem gente que nos incomoda, não por causa de suas crises, mas porque alguns de nós não queremos lidar com os diferentes. E a Comunidade de Discípulos tem uma missão definida como “ovelhas no meio de lobos”. É a ideia cristã de buscar e salvar o que se havia perdido.

3º: Jesus está ensinando seus discípulos a lidar com a rejeição:

O texto do verso 53 nos diz que os samaritanos “não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém”. Quem não lida bem com as diferenças, não vai lidar bem com a rejeição. Os discípulos precisam aprender a lidar com o outro, mas, também, devem praticar o “estilo Jesus” de reagir à maneira como o outro lida com a gente. O grande desafio dos discípulos é entrar em uma aldeia de samaritanos – gente que não gostam deles. Agora irão experimentar algo comum na vida de Jesus, a rejeição. Irão aprender Jesus era governado pelo Espírito Santo, por isso lidava muito bem com a rejeição. Jesus sabia que o problema não era Ele, mas sim, quem os rejeitava. Jesus lidava com ambientes de bloqueio, perseguição e rejeição, com gente que não o apoiava, gente que o perseguia e gente que o rejeitava.

4º: Jesus está ensinando seus discípulos a lidar com a autoridade:

O verso 54 nos conta a reação natural de Tiago e João: “Senhor, queres que digamos que desça fogo do Céu e os consuma, como Elias também fez?” Os discípulos precisam conhecer suas feridas pessoais, sua autoestima e o quanto elas são perigosas quando diante das divergências. Contudo, aquela rejeição não era pessoal, contra Jesus. Eles nem sabiam quem era Jesus! Eles apenas estavam se comportando como se comportaram a vida inteira: eram samaritanos. Era cultural ser divergente. Era cultural rejeitar o estranho e o diferente.

5º: Jesus está ensinando seus discípulos a lidar com as Influências:

Diante da reação dos filhos de Zebedeu, no verso 55, Jesus “os repreendeu, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois”. Ou seja: “Quem foi que ensinou isso para vocês?” É claro que aquele não era um comportamento aprendido com Jesus. Mas, a resposta está no texto do verso 54: “vamos fazer como Elias também fez”. Tiago e João, juntamente com Pedro, já deveriam aprendido esta lição. Em Mateus 17.1-5, Jesus os leva ao Monte da Transfiguração. Ali, Jesus se manifesta glorioso, conversando com Moisés e Elias; então, Pedro se adianta: “Mestre, vamos construir três tendas… uma para Ti, uma para Moisés e outra para Elias”. Aquele momento é interrompido pelo próprio Pai Celestial, que brada do Céu e diz: “Este é o meu Filho Amado… deem ouvidos a Ele!” A lição era clara: “Ouçam o meu Filho”. A influência sobre os discípulos não era mais Moisés ou Elias, mas o Filho Amado. Não é mais o espírito de Elias nem da lei quem influencia a nossa vida: É Jesus!

6º: Jesus está ensinando seus discípulos a assumir a missão do Evangelho:

Esta inesquecível lição de vida se encerra com o verso 56. Jesus lhes dirá: “O Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”.

EIS A NOSSA MISSÃO!
EIS O NOSSO DESAFIO!