Terceiro princípio do discipulado: ensinando a obedecer

Por Paulo Pontes

Você gosta de desafios? Então, um dos grandes desafios do cristianismo nesse tempo é fugir da superficialidade ou da fé intelectual. Para muitos Deus é um conceito teológico, enquanto Deus nos convida a ir além do conceito ou conhecimento cognitivo sobre Ele. Deus nos convida a um relacionamento de intimidade com Ele, que nos leva a experimentar e não somente saber, tudo o que Sua Palavra diz que Ele é.  Disse Jesus que “se alguém me ama guardará os meus mandamentos”, pois, o relacionamento de amor resulta em obediência e na medida que obedeço a Jesus, mais O amo.  Procure observar se sua falta de profundidade e amor no relacionamento com Deus não está vinculada a sua falta de obediência ao que Deus tem já revelado a você.

Os textos bíblicos de Mateus 7.21-27 e Mateus 28.18-20, indicados para nosso estudo, nos falam sobre sermos intencionais em obedecer a Palavra. Na primeira parte do texto de Mateus, pessoas que afirmavam conhecer o Senhor são rejeitadas por Ele. Jesus nos alerta aqui para o perigo de fazer as coisas de Deus sem o próprio Deus. Na segunda parte, Jesus nos alerta sobre a fragilidade de pessoas que ouvem a Palavra, mas não a praticam. Elas são como casas sobre a areia. Diante das dificuldades e adversidades da vida, representadas aqui pelas tempestades, enchentes e ventos, são facilmente derrotadas e destruídas. Já as pessoas que aplicam a Palavra, são comparadas como casas construídas na rocha. Diante das dificuldades e adversidades, elas permanecem sem experimentar a destruição que as cercam.

Somente uma experiência real com Jesus pode despertar nosso coração para a obediência a Ele. Muitos não obedecem ou porque não tiveram essa experiência ou porque, ainda que tenham experimentado esse encontro com o Senhor, resistem em seu coração a se render. Muitas vezes, vamos entregando a direção e controle de áreas importantes de nossa vida com o tempo. Esse é um exercício diário de rendição e entrega.  O Espírito Santo não pode ser acomodado em nós como um hóspede numa casa; ele tem que ter acesso a todos os compartimentos por ser realmente casa Sua. Uma vez que eu me decida por Jesus como meu Senhor e Salvador eu sou identificada com a mesma morte de Jesus, então o Espírito Santo me invadirá. Ele toma controle de tudo; minha parte é andar na luz e obedecer a tudo que ele me revela desde então.

Jesus me convida a ter um encontro com Ele ao ler a Palavra, seja no meu tempo de leitura do devocional diário, no preparo para meu grupo de discipulado ou na mensagem do culto. Tenha cuidado para não deixar de agir baseado no que você ouve nos momentos quando está a sós com Deus no alto do seu “monte”. Não podemos permanecer no “monte da transfiguração”, mas devemos obedecer à inspiração que ali recebemos; temos que colocá-la em prática. Se você não obedecer à instrução que recebeu por lá, ela se transformará em trevas diante de si. “Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mt 6:23. No instante em que você deixa de lado a obediência que Deus está lhe pedindo ou qualquer outra coisa sobre a qual Deus lhe deu um esclarecimento específico, a sequidão ou mornidão começará a penetrar em sua vida espiritual. Esteja constantemente transformando a verdade em prática; desenvolva-a em todas as áreas de sua vida.

Quando tomamos a decisão de obedecer-lhe, então Deus moverá os céus e terra a nosso favor com toda a força do seu poder.  É assim que preciso encarar a obediência que resulta em meu crescimento na graça. É assim que a casa fica firmada na rocha resiste diante das adversidades.

Somos cercados por uma cultura que nos leva facilmente a sermos ouvintes da Palavra e não praticantes.  Ouvindo sem praticar, apenas nos enganamos em pensar que crescemos.

O discipulado dificilmente funciona bem sem tarefas e prestação de contas das aplicações práticas com as quais a pessoa se comprometeu. Ensinar as pessoas a obedecer é essencial no discipulado. A falta de ensinar a obedecer torna a verdade algo teórico e sem poder, as pessoas não conseguem desenvolver raízes profundas e frutos duradouros e quando deveriam ser mestres, ainda precisam de leite.

Caminhar num grupo de discipulado faz toda a diferença quando o assunto é obedecer a Palavra de Deus. Através do compartilhar de nossa vida e do que temos ouvido de Deus, da prestação de contas de nossa obediência ao que Deus tem nos falado podemos estimular uns aos outros a crescer na fé e se firmarem cada vez mais. Esse ambiente nos ajuda a crescer na capacidade de ouvir Deus e cavar fundo, tirando entulhos do nosso interior, a fim de crescermos cada vez mais.

Uma das áreas que tenho me esforçado em obedecer é tratar os relacionamentos, aplicando os princípios dos relacionamentos recíprocos. Isso envolve me relacionar com as pessoas não apenas buscando receber, mas dar e compartilhar. Tenho me esforçado por edificar as pessoas, buscando encorajar, motivar, profetizar e honrar. Também, tenho procurado fazer a manutenção dos relacionamentos, dando e recebendo perdão, suportando as fragilidades dos outros e afirmando as pessoas e os relacionamentos.