Jesus conhece minhas reais necessidades

por Ilaene Schüler

Ser levadas, por amigos, até Jesus! Que experiência profunda tem sido para mim que, na vivência do discipulado, tenho amigos mais chegados que irmãos que, em oração, me levam até Jesus. Mas, que surpresa quando na presença de Jesus, junto com meus amigos, Ele revela minha verdadeira necessidade e estende perdão e cura. Uma experiencia inédita. Vamos conversar sobre como amigos podem experimentar revelação, perdão e cura na presença de Jesus.

Cafarnaum, ou aldeia de Naum, era uma aldeia de pescadores a noroeste das margens do Mar da Galileia. Local de muitos pescadores. Havia também em Cafarnaum, uma alfandega, uma guarnição (onde servia o Centurião de Cafarnaum), e ao menos uma sinagoga.

Jesus morou em Cafarnaum, assim como alguns de seus discípulos Pedro, Tiago, André e João. 

No texto de Marcos 2:1-12, sobre a cura do paralítico de Cafarnaum, temos pessoas de vários grupos e com diferentes motivações vindo até Jesus. Alguns tinham sede e fome para ouvir algo novo da parte de Deus. Outros somente curiosos para ver Jesus. E os escribas e fariseus estavam ali somente para ver se Jesus cometeria algum erro, se ele falaria alguma blasfêmia, para que o acusassem depois. Não aprendiam nada do que era ensinado.  Jesus conhecia a tudo e todos, discernindo como tratar a cada um.

E por “… logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam…” 

os quatro amigos do paralítico precisam usar da alternativa de usar o telhado da casa para poder levar seu amigo até Jesus.

“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados” (Mc 2:5). Jesus já havia realizado muitos outros milagres e curas, mas com o paralítico de Cafarnaum, ele primeiro declara o perdão de seus pecados.  

Ao perdoar o paralítico Jesus estava respondendo a um problema que não estava visível talvez nem para o próprio paralítico ou para seus amigos, muito menos para os escribas que se escandalizaram com a fala de Jesus. Jesus foi além do que os amigos, autoridades religiosas sabiam sobre o paralítico. Jesus percebe o ser humano e seus problemas de forma integral.

O paralítico de Cafarnaum poderia estar carregando consigo uma vida de culpa por não conseguir ser um “bom judeu”, um bom marido, um bom pai, um bom filho. Ou uma grande tristeza, a vergonha ou a mágoa que o levou a ficar preso a um leito.

Aqui Jesus juntou o pecado e a doença. Não dá para saber qual veio primeiro. Pode ser que houve um pecado que levou a doença ou pode ser que por causa da doença o homem ficou amargurado, culpou a Deus ou de alguma outra forma pecou contra ele. Jesus coloca a cura espiritual lado a lado com cura física. Existem 2 grandes enfermidades: a física e a espiritual. A física pode ser curada por meio de remédios ou da intervenção divina; a segunda, apenas por Jesus. A primeira pode trazer infelicidade; a segunda traz morte eterna.

Os evangelhos relatam que muitos outros experimentaram o perdão e a cura de Jesus. Mas, Jesus não se deixou conduzir pelas expectativas que eles trouxeram. Jesus os levou a ir além do que eles mesmos sabiam sobre si.

Perceba como Jesus levou Marta e Maria, Zaqueu, a mulher que O ungiu, a samaritana no poço a identificar como estavam falhando em buscar algo que lhes faltava.  Jesus fez com que percebessem sua real necessidade para, então, mostrar como poderiam mudar.

O que Zaqueu buscava no dinheiro que, após o encontro com Jesus, faz ele abrir mão e devolver grande parte dele?

Que sede a samaritana buscava saciar ao ter tantos maridos? 

Como Marta é convidada por Jesus a reorientar seu desejo de adorar pelo servir, ficando como Maria aos pés do Mestre?

A partir desta experiencia da cura do paralítico podemos perceber que Jesus sabe melhor do que eu mesma ou do que qualquer outra pessoa onde ou no que eu preciso experimentar a cura ou a intervenção Dele em minha vida. Por mais que eu me conheça ou saiba sobre minha situação, preciso aprender a orar junto com o salmista:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” 

Sl 139.23-24

Busque se encontrar com Jesus quando ler a Palavra! Deixe o Espírito Santo revelar a você em quais áreas de sua vida o Pai está lhe convidando a crescer; quais pecados você deve confessar e deixar; do que você deve abrir mão, que não são pecados, mas que embaraçam seu crescimento (Hb 12.1).

Experimente ouvir a voz de Jesus para sua vida!

Viva um discipulado relacional e transformador, tenha amigos mais chegado que irmãos!

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil