Invista em seu discipulador ou mentor

por Paulo Pontes

João 21. 15-17

No encontro de Jesus com Pedro em João 21, Jesus nos dá um modelo de relacionamento de discipulador e discípulo.  Um encontro marcado pelo confronto em amor que acontece aqui por meio de uma conversa difícil, mas necessária. Um encontro restaurador que destaca o amor do discípulo pelo seu discipulador.

Estamos compartilhando os estudos do Curso Discipulado, Módulo “Como ser um bom discípulo ou mentoreado”, Estudo “Invista em seu discipulador ou mentor” da Bíblia do Discipulado da SBB.

Os relatos bíblicos nos dão a entender que Pedro servia a Jesus, mas a partir de uma motivação interior que reflete  seus interesses ou do que ele imaginava que seriam os interesses de Jesus. Podemos perceber quando ele quer impedir Jesus de ir a Jerusalém e Jesus o repreende.

Pedro de forma impulsiva fala de seu compromisso com Jesus que não o deixaria, mas quando foi preciso ficar leal ao seu compromisso ele falha profundamente, negando a Jesus.

Então, após a sua ressurreição, Jesus precisa retomar esta conversa com Pedro. Em João 21. 15-17 Jesus alinha com Pedro a verdadeira motivação de servir a Ele. Um servir como resultado de uma entrega total a Jesus, de um relacionamento apaixonado por Jesus. Esta entrega percebe-se na vida e ministério de Pedro, que se tornou um dos principais líderes da igreja primitiva e entregando sua vida para isso.

Jesus leva o Pedro a se entregar a um relacionamento apaixonado por Ele que resulta em apascentar as ovelhas. O meu amor por Jesus precisa ser maior do que meu amor ao ministério que Ele me chama para desenvolver. O meu servir, pastorear, liderar ou discipular pessoas precisam ser resultado do meu relacionamento de amor e entrega a Jesus e não de minhas motivações.

Neste encontro com Pedro, Jesus nos dá um modelo de relacionamento de discipulador e discípulo.  Um encontro marcado pelo confronto em amor que acontece aqui por meio de uma conversa difícil, mas necessária. Um encontro restaurador que evidencia o amor do discípulo pelo seu discipulador.

Como discípulos de Jesus precisamos ser discipulados por Jesus e por irmãos que caminham conosco em discipulado. Discipulado é um relacionamento de amor entre discípulo e discipulador que nos leva a crescer no amor por Jesus.

Podemos vivenciar a riqueza de termos um discipulador individual e ao mesmo tempo a riqueza do discipulado em grupos de até quatro pessoas. Seja como for, precisamos aprender aqui como Pedro, a amar as pessoas que Deus tem nos dado como discipuladores, seja individual ou no discipulado mútuo em grupo.

Podemos expressar nosso amor honrando, servindo a estas pessoas de diversas formas.  Trago aqui  uma possibilidade:

A Palavra em Gl 6.6 diz que devemos compartilhar também as coisas boas com aquele que nos instrui. É uma forma de expressar nosso amor e gratidão compartilhando com quem caminha conosco o crescimento que temos experimentado a partir do relacionamento de discipulado.

Com este estudo encerramos este Módulo. No próximo vídeo iniciaremos o Módulo “Como ser um bom discipulador ou mentor”. Então, nos acompanhe!!!