Aproveite os encontros com um discipulador ou mentor

por Daniel Vargas Pereira

Você conhece o princípio 10/90?

O que acontece durante o encontro com seu discipulador, mentor ou seu grupo de discipulado contribui com 10% do seu crescimento. Os demais 90% de seu crescimento está relacionado ao que você faz antes ou depois do seu encontro com seu discipulador ou grupo de discipulado.  Esta é sua parte no seu processo de crescimento, que inclui preparação e seguimento, ou seja, realizar as tarefas assumidas no estudo.

Estamos compartilhando os estudos do Curso Discipulado, Módulo “Como ser um bom discípulo ou mentoreado”, Estudo 1.7.6 “Aproveite bem os encontros, com seu(a) discipulador(a), mentor(a)” da Bíblia do Discipulado da SBB.

Um discípulo de Jesus está em constante crescimento.

Num grupo de discipulado crescemos juntos. Por isso, Paulo escreve aos Coríntios:

Portanto, qual a atitude correta, então? Ora, quando vos reunis, cada um de vós tem um salmo, ou tem uma mensagem de ensino, ou tem uma revelação, ou ainda ou tem uma palavra em determinada língua e outro tem a interpretação dessa língua. Tudo seja feito para a edificação da Igreja.” 1 Cor 14-26.

Paulo encoraja a que cada um, ainda em sua casa, se prepare meditando e ouvindo a Deus previamente. Assim, quando chegavam para a reunião teriam algo para compartilhar edificando aos demais. Com isso, o resultado seria uma reunião edificante e transformadora para todos.

Da mesma forma, a preparação para os encontros com seu(a) discipulador(a) ou seu grupo de discipulado é crucial para um bom encontro. Um encontro será edificante e transformador na medida em cada participante   tenha um bom preparo prévio, não colocando sobre o líder facilitador a responsabilidade de promover um bom e edificante encontro.

Vou compartilhar algumas opções que tem contribuído para o meu preparo para o encontro com meu microgrupo de discipulado:

a. Dedicar tempo de qualidade para se preparar respondendo às perguntas do estudo indicado da Bíblia do Discipulado. Busque ler os textos opcionais indicados. Ouça Deus sobre o que Ele está lhe chamando a atenção durante o estudo. Não deixe para ler no último dia responder apressadamente. Deixe Deus trabalhar em sua vida por meio do estudo.

b. Ouça Deus e busque definir seus objetivos de curto e longo prazo:

O(a) seu(a) discipulador(a) ou seu grupo podem fazer boas perguntas e auxiliá-lo(a) indicando caminhos, mas as decisões cabem a você.

Portanto, dedique um tempo para refletir sobre onde você quer estar no curto e no longo prazo.

Definições de tempo são complicadas, mas eu normalmente considero o curto prazo como um ano/dois anos e o longo como mais de cinco anos.

• O que você quer estar fazendo daqui a um ou dois anos?
  • O que lhe motiva?
  • O que você não gosta de fazer?
  • Qual o seu chamado?
  • Quais são os seus sonhos?

c. Identificar pontos fracos ou áreas de crescimento. O autoconhecimento é chave aqui. Este é o processo do qual Paulo fala em 1 Coríntios 11.28: “Examine-se, pois, cada um a si mesmo…”

• Os pontos fracos podem ser identificados durante o preparo prévio por meio do estudo ou podem ser erros ou pecados recorrentes que você já tenha percebido em sua vida. O grupo pode contribuir muito identificando pontos fracos que são “pontos cegos” que eu ainda não percebi. Neste processo é importante identificar onde Deus está gerando inquietudes, descontentamentos em sua vida.
  • Uma área de crescimento não precisa necessariamente ser um ponto fraco seu, mas pode representar uma área que você já está crescendo e quer crescer mais. Descubra suas forças e oportunidades para seu desenvolvimento. Listar os seus pontos fortes e as oportunidades de crescimento é um bom começo para que o seu(a) discipulador(a) ou seu grupo saiba em quais áreas podem ajudá-lo.

Estamos compartilhando os estudos do Curso Discipulado, Modulo “Como ser um bom discípulo ou mentoreado”, Estudo 1.7.6 “Aproveite bem os encontros, com seu(a) discipulador(a), mentor(a)” da Bíblia do Discipulado da SBB.