Descanso em meio à crise

por Ilaene Schüler

Profundas necessidades surgem em épocas de crise. Como peregrinos aqui nesta terra, vamos viver situações de cansaço profundo, de ansiedade, de crises como parte de nossa vida. Especialmente neste tempo em meio a pandemia, podemos estar tão sobrecarregados que não nos damos conta ou não conseguimos desfrutar do descanso que Jesus oferece. Pois, todo um reordenamento de nossa vida pode acontecer a partir do encontro com Jesus.

A comunidade a quem é escrita a carta aos Hebreus vive um conflito entre a fé e a dúvida.  Alguns dos discípulos de Jesus, em Mt 28, duvidaram e outros adoraram. Jesus, entretanto, não fez distinção entre eles.  Como discípulos de Jesus vivemos a tensão entre a adoração e a dúvida. A carta aos Hebreus se dirige a pessoas que estão sofrendo ou passando sofrimento intenso. Situações de sofrimento intenso nos expõe a certas tentações e perigos. Uma delas é abandonar nossa fé.

Numa crise sentimos que o nosso mundo fica desordenado e o que parecia sustentá-lo já não o sustenta mais. Este tempo é acompanhado por um sentimento angustiante de perda. Quando estamos em crise sentimos com muita força a brevidade e a limitação da vida, podendo aflorar o medo da morte. E podemos ter um grande medo do novo, queremos nos refugiar no antigo, no que já conhecemos. Com isso, nos sentimos inseguros e protelamos mudanças que se fazem necessárias.

Períodos de crises e transição produzem um profundo esgotamento.  Por isso, é escrito aos Hebreus “Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso…” (Hb 4.3). E esta é a nossa esperança, há descanso em Jesus.

Para entrar no descanso de Deus (Hb 4.1) precisamos ouvir com fé (Hb 4.2,3). E finalmente, precisamos nos esforçar. Sim, esforçar! Há uma exigência de esforço, porém, dentro dos nossos limites. É um encorajamento para fazermos o que nos é possível. 

Portanto, esforcemo-nos para entrar naquele descanso…” (Hb 4.11)

Por que nos esforçar? Por que tentar?

Porque podemos experimentar o poder transformador da Palavra e da presença de Jesus.

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.  Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hb 4:12,13).

Nada fica fora do alcance do impacto e da transformação da Palavra de Deus. Nosso esforço deve acontecer em responder a Deus e abrir espaço em nossa vida para a Palavra de Deus e, então, Ele nos trará vida e descanso. 

A Palavra nos ajuda a discernir o contexto e a discernir nosso próprio coração. Ela penetra em nosso coração e desvela até o mais profundo.  Ela pode trazer ordem ao coração. E quando estamos em crise, desejamos muito experimentar esta ordem, pois, tudo fica desordenado dentro de nós.

Em épocas de crise o descanso não se resume a buscar um lugar à parte somente, mas se faz necessário encontrar-se com Jesus.  Ele pode nos sustentar quando tudo parece desmoronar. Ouvir a voz de Jesus e ter convicção divina de sua presença e direcionamento é vital para que passemos pelos desertos que a crise nos traz. 

Precisamos nos abrir para que a Palavra penetre profundamente em nossa vida, nos encontrarmos com Jesus quando a lemos (Jo 5.39-40) e Ele vai colocar em ordem tanto o “lado de fora” quanto o “lado de dentro” de nossa vida. 

Quando experimento a presença de Jesus e o poder transformador da Palavra, posso tomar decisões, seguir em frente e avançar saindo da paralisia da crise.

Seja qual for a situação que esteja vivendo, se esforce para encontrar este descanso em Jesus, deixando a Palavra trazer transformação! Busque  se encontrar com Jesus ao ler a Palavra.

Deixar um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas novidades em conteúdo para Igrejas Discipuladoras.
Fechar
Inscreva-se na nossa Newsletter
pt_BRPortuguês do Brasil