Eunice, uma mãe que fez o seu melhor

por Ilaene Schüler

Lucas apresenta Timóteo em Atos 16:  havia ali um certo discípulo chamado Timóteo.

As expressões: Havia e certo indicam que Lucas considerou Timóteo um participante muito importante do grupo de Paulo.

Quando olhamos para tudo o que Timóteo se tornou e como ele se tornou uma bênção para a igreja cristã primitiva e para o ministério de Paulo, precisamos lembrar onde tudo começou.

Parece que Timóteo tinha um fundamento espiritual muito forte sobre o qual edificar. Timóteo tem conhecimento das escrituras, em grande parte, graças a influência de Eunice e Loide (2 Tm 1.5 e 3.15).

Uma mãe judia que ensinava as Escrituras Sagradas, uma mãe que se converteu ao cristianismo e que depois seu filho faz o mesmo.

Eunice não tinha um casamento ideal, mas dentro do possível, ela fez escolhas e fez o seu melhor.

Diante dos gregos, era uma judia e, diante dos judeus, ela era alguém que tinha se casado com um homem fora do seu povo.

Mesmo estando num contexto grego onde os homens têm papel importante diante dos seus filhos, ela consegue fazer com que Timóteo, desde pequeno, conheça as Escrituras.

Eunice poderia dizer: nada posso fazer, é assim mesmo, pois estou casada com um homem grego. Mas, não! Ela busca dentro das circunstâncias nas quais vive possibilidades de mudança.

Como mulheres e mães podemos fazer de nossa casa um lugar de possibilidades!

Convivemos em nossa família, igreja ou trabalho com pessoas possíveis e não pessoas ideais. Nós somos mulheres e mães possíveis e não perfeitas. Da mesma maneira vivemos em mundos possíveis e não ideais. Isto não significa que devemos nos acomodar e não buscar possibilidades de mudanças. Pelo contrário, podemos e precisamos escolher como queremos nos colocar diante das pessoas e circunstâncias que nos cercam.

Quando estamos diante de circunstâncias, precisamos perceber primeiro o que está diante de nós:

1. Pode ser mudado
  2. É uma fatalidade
  3. É uma incerteza, se as circunstâncias podem mudar ou não.

Possivelmente, Eunice identificou que não pode mudar o seu marido ou sua condição de estar num casamento misto. Mas ela escolheu como mãe influenciar o seu filho, por meio de sua vida.

Diante das circunstâncias da minha vida, quais são as escolhas que posso fazer?

Se eu escolho ficar no movimento de oposição a possibilidade de mudança, vou ficar num lugar de resignação: “Algo poderia ser feito, mas não sei o que; logo, não faço nada”. “Sei o que poderia ser feito, mas não sou eu quem vai fazer”. Desqualifico-me diante da possibilidade de me envolver no processo de mudança, ficando mais ligada à autopiedade ou a autocomiseração. Possivelmente responsabilizando outros para fazer o que eu devo fazer.

Se eu escolher o lugar da aceitação diante de circunstâncias ou situações que podem ser diferentes, eu coloco meus recursos, sonhos e talentos a serviço de algo novo.

Identificar se as circunstâncias nas quais vivo:

1. São uma fatalidade e não posso mudar, então preciso entrar num estado de aceitação e paz.
  2. Se existir situações nas circunstâncias que vivo que são possíveis mudar, então, preciso identificar o que posso fazer para contribuir com essa mudança.
  3. Agora, é possível que eu esteja diante de incertezas, do que não sei, circunstâncias sobre as quais não tenho controle e é possível que elas possam mudar ou não. Posso me deixar dominar pela ansiedade e adoecer é de qualquer forma não mudar nada em minhas circunstâncias com isso. Ou escolher esperar reconhecendo a incerteza das circunstâncias, mas tendo a certeza do meu Deus. Na vida espiritual vivemos seguros em nossa incerteza. Deixemos tudo com ele; a maneira como ele agirá é gloriosamente incerta, mas ele agirá com toda a certeza. Permaneçamos fiéis a ele.

Eunice diante das circunstâncias da sua vida identificou o que ela poderia fazer, isto representou grande ganho primeiro para a própria vida de Timóteo, depois para o ministério de Paulo e para a igreja primitiva.

Eunice, como mulher e mãe, identificou possibilidades de mudança nas circunstâncias nas quais vivia.

1. Faça uma lista de circunstâncias em sua vida para as quais você gostaria de ter mudanças. Procure classificar cada circunstância quanto a:
  2. Fatalidade: não posso alterar
  3. Possibilidade: o que eu posso alterar
  4. Incerteza: não sei se posso alterar
  5. Identificadas as circunstâncias que você pode alterar, ore e busque discernimento sobre o que você pode fazer para gerar essas mudanças.