Seja proativo com seu discipulador ou mentor

por Ilaene Schüler

Elias e Eliseu andam juntos. Após três vezes Elias dizer a Eliseu para ficar para trás, o relato bíblico é que “E, assim, os dois foram juntos”. Esta é uma situação que caracterizou a relação de discipulado entre Elias e Eliseu. Eles andavam juntos!  E Eliseu foi proativo nesta caminhada com Elias.

Em mais este Discipulado na Vida, estou compartilhando com você como foi minha experiência de me preparar para meu microgrupo de discipulado usando o estudo 5 “Seja proativo com seu discipulador ou mentor”, do Módulo Ser um bom Discípulo da Bíblia do Discipulado da SBB.

Em 2 Reis 2, fica evidente que Eliseu tem convicção de seu chamado. Esta convicção leva Eliseu a ser proativo e ensinável em relação a Elias e a se cercar de uma cultura de discipulado. Vejamos algumas expressões de cultura de discipulado:

1. Andar juntos. Muito mais do que Eliseu ter um encontro semanal de discipulado, ele tinha uma relação com Elias que permitia ver como seu discipulador confrontava a idolatria e a corrupção moral, e preparava jovens para o ministério profético.  Para isso ser possível, Eliseu assume o ritmo de vida e de ministério de Elias.No processo de formação de uma pessoa é importante que ela tenha acesso não somente a informações cognitivas sobre discipulado, mas, que também possa perceber como este processo de crescimento se dá na vida de outra pessoa e em sua própria. O convívio com as pessoas com as quais estamos vivendo discipulado, seja em grupo pequeno ou individual, nos possibilita irmos além da informação cognitiva. Para que aconteça vida na vida, precisamos intencionalmente buscar mais oportunidades de conexão com as pessoas com quem caminhamos em discipulado.
  1. Aproveitar as oportunidades para aprender de tudo e de todos. Além de se relacionar com Elias, Eliseu está cercado de jovens aspirantes ao ministério profético. Eliseu se cerca de pessoas que também são aprendizes. O convívio com estes jovens e observar como eles processam sua formação proporcionou a Eliseu uma comunidade para fazer parte, especialmente após a partida de Elias. Precisamos vivenciar um discipulado relacional, transformador e multiplicador especialmente no contexto de um pequeno grupo de até quatro pessoas, mas precisamos nos perceber como parte do Corpo de Cristo que vai além de nosso grupo.  Quando Paulo escreve aos Éfesos, “até que todos cheguemos” (Ef4.13) está se referindo a experimentar “a unidade da fé e o pleno conhecimento do Filho de Deus” que só é possível quando estamos inseridos no Corpo de Cristo. Precisamos de uma igreja que tenha uma cultura de discipulado que nos leve a crescer intencional e aceleradamente não somente num pequeno grupo de discipulado.
  2. Convicção divina de quem Deus está lhe dando para investir em sua vida. Eliseu reconhece a unção que estava sobre Elias. O discípulo precisa querer receber a herança de seu discipulador ou das pessoas com quem está caminhando em discipulado no grupo.  Ter um grupo de pessoas com quem intencionalmente caminha em discipulado ou um discipulador pressupõe um alto compromisso com esta pessoa, indo além de ser uma pessoa para quem ligo somente quando tenho um problema ou quero conversar. É um relacionamento comprometido e intencional de crescimento.
  3. Ouvir a Deus. Houve um derramar do Espírito Santo sobre os profetas e todos sabiam que Elias iria subir, confirmando para Eliseu o que Deus já o tinha revelado.  Precisamos de pessoas que nos ajudem a ouvir Deus e discernir momentos específicos de nossa vida, decisões que precisamos tomar.

Em 2010 meu discipulador saiu do Brasil e na época ele escolheu três pessoas do Brasil para mentorear/discipular de maneira mais intencional. Eu queria ter sido uma das três pessoas, mas não fui e orei por muito tempo para que Deus falasse com ele confirmando o que meu coração aspirava. Enquanto isso, não perdia uma única oportunidade de ler o que ele escrevia, de estar onde estaria ministrando ou em equipes onde ele era participante.  E Deus confirmou para ele para caminhar em discipulado comigo. Aleluia!

Como quero crescer em ser mais proativa com meu microgrupo de discipulado e com meu discipulador:

1. Discernir quais os principais dons que as pessoas que caminham em meu microgrupo de discipulado têm e como elas podem contribuir de forma específica com meu crescimento a partir de seus dons.
  2. Conversar individualmente com cada um do meu microgrupo de discipulado ouvindo a perspectiva deles de como podem contribuir de forma mais intencional com meu crescimento.
  3. Buscar ouvir de Deus em meu próximo retiro mensal com Deus qual o “pedido difícil” que eu gostaria de fazer ao meu discipulador.