As marcas de um discípulo – Você é uma pessoa ensinável?

por Ilaene Schüler

Você tem sido é uma pessoa ensinável e está crescendo em áreas importantes da sua vida?

Ser ensinável, é uma das marcas de um discípulo.  Um discípulo é um aprendiz! No estudo de Mt 5.3-10, vemos ainda mais duas marcas de um discípulo, ser fiel e estar disponível.

Não ser ensinável explica muitas vezes porque as pessoas não se desenvolvem na vida, pois, não estão abertas a aprender.

Fiquei conhecendo a história de um tenista que ficou por mais tempo como número um mundial, tendo um total de 310 semanas compreendidas entre 2004 e 2018. Hoje aos 39 anos ele continua em 4o no ranking de tenistas do mundo, o melhor colocado brasileiro é Thomaz Bellucci, quem está na posição 108.

Com apenas 18 anos, Dominic Stricker é um jovem tenista que fez parte do grupo que 2 ou 3 vezes por ano, Federer convida para fazer uma semana intensiva de treinamentos com eles.

“Passar três semanas a treinar com ele fez uma grande diferença. Deu-me muitos conselhos e tanto antes como depois de cada treino falávamos um pouco. Também me convidou a fazer uma excursão pelo deserto com ele. A verdade é que ele é o exemplo perfeito a seguir, não só dentro de ambiente do tênis, como fora. Ver como se comporta em cada treino, a maneira como lida com a vida, é incrível”, sublinhou Stricker, em entrevista ao portal suíço ‘Watson’.

Federen quer encorajar estes jovens tenistas no início de sua carreira, mas também aprende e se sente motivado com a fibra por competir e a vontade de treinar destes jovens tenistas. Federen se mantem atualizado e motivado quando se dispõem a aprender com estes jovens tenistas

Ao mesmo tempo, ele contratou Stefan Edberg, tenista sueco aposentado que já foi número 1 também, para sua comissão técnica.

Com isso Federen se motiva e atualiza com os jovens tenistas e ao mesmo tempo conta com a experiencia de um jogador veterano. Sempre aprendendo e buscando melhorar.

Muitos pastores, pastoras e líderes simplesmente repetem suas rotinas. E se surpreendem por não conseguir resultados diferentes em sua vida ou ministério.

Pessoas que não estão abertas a aprender em sua maioria são pessoas inseguras, que se escondem atrás de uma postura arrogante. Para aprender precisamos ter a humildade de ouvir, de se autoavaliar, de mudar hábitos, reconhecer seus pontos fracos, de aceitar que estamos em processo, não somos perfeitos e podemos sempre melhorar.

Ninguém pode viver meu processo de crescimento por mim, muitas pessoas esperam que outras pessoas façam isso por elas.

Deus tem me alertado que se quero resultados diferentes, eu preciso mudar. O meu ministério flui de quem eu sou. Caso eu não esteja crescendo, meu ministério também não vai crescer. Tenho me lembrado do convite do Senhor para João “Sobe um pouco mais…” (Ap 4.1). Este convite de Deus para eu crescer contínua e aceleradamente está diretamente vinculado a profundidade do meu relacionamento com Ele, em ouvir sua voz e discernir onde me convida a me juntar a Ele no que Ele está trabalhando na vida das pessoas ou denominações. A minha esfera de influência no Reino está diretamente relacionada ao meu crescimento no meu relacionamento com o Pai e ao senhorio de Jesus em minha vida. Quando busco desenvolver somente habilidade ou competência, ou aplicar estratégias em minha igreja ou ministério, sem que isso seja resultado do meu crescimento e intimidade com o Pai, estou gerando frutos que não permanecem, estratégias “ocas” sem fluir vida delas.

Ao responder à pergunta do nosso estudo “Em quais destas marcas eu gostaria de crescer?”, eu escolhi crescer na marca de ser ensinável. Para isso me propus a algumas iniciativas que no compartilhar com o grupo me comprometo em prestar contas. Lembrando que precisam ser iniciativas que sejam visíveis, possam ser mensuradas ou observadas para que de fato elas contribuam para meu processo de mudança.

1. Me preparar melhor para o encontro do meu grupo de discipulado, começando a fazer o estudo programado pelo menos 4 dias antes do encontro do grupo para dar tempo de ouvir Deus, aprofundar o estudo e identificar áreas de crescimento e iniciativas que me levar a crescer.
  2. Me preparar melhor para meu encontro individual com meu discipulador enviando previamente os assuntos que quero conversar, sendo proativa em fazer perguntas para ele e prestando contas das tarefas anteriores.
  3. Seja no grupo de discipulado, mentoria ou assessoria a algum projeto de discipulado, sempre me perguntar: O que posso aprender com meus irmãos? Estar atenta para não estar disponível só para compartilhar, ensinar ou assessorar, mas sempre estar disponível para aprender. No final do encontro de discipulado ou assessoria registrar o que ouvi de Deus ou aprendi dos meus irmãos e irmãs.