Diante da presença real de Deus

por Ilaene Schüler

Deus honrou Adão e Eva com sua presença ao passear no Jardim do Éden e se encontrar com eles. A presença de Deus diante deles é uma honra para Adão e Eva. Também eu posso clamar a Deus e Ele me responder com sua presença dizendo para mim: “Eis me aqui”. E da mesma forma, Deus me chama pelo meu nome e eu posso responder com minha presença diante Dele dizendo: “Eis me aqui! Um encontro de transformação!

Deus esteve diante de Abraão, Samuel e Isaías e eles responderam: “Eis me aqui”!

Estar na presença de Deus possibilita ouvir a Deus falar profundamente compartilhando comigo seu coração, sua vontade, sua mente, seus sonhos para minha vida, seus sonhos para minha denominação ou igreja local, para um projeto ou para minha família. Como é preciosa esta comunhão com Deus quando eu posso ouvi-lo falar e responder a Ele: “Eis me aqui”! Mas, só é possível porque estamos diante da presença Dele e a presença de Deus é viva e real.

Na presença de Deus se cumpre a promessa de Is 58.8-9:

“Então a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer, e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês, e a glória do Senhor será a sua retaguarda. Então vocês pedirão ajuda, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui.”

A presença de Deus em nossa vida nos leva a um processo interior de restauração, de mudança com a luz que rompe no alvorecer trazendo uma cura que brota sem demora. A expressão exterior desta cura interior se manifesta no quebrar as correntes da injustiça, soltar as ataduras da servidão, deixar livre os oprimidos, acabar com todo tipo de servidão, repartir o pão com os famintos, recolher os pobres e desabrigados, vestir os nus e não voltar as costas aos semelhantes. Esta realidade interior de intimidade com Deus se expressa em uma justiça que irá adiante de nós e na glória do Senhor que será a nossa retaguarda. Ou seja, à nossa frente vão nossas mudanças de ação, da maneira como nos relacionamos, da maneira como nos importamos e cuidamos uns dos outros. Com isso acontece o que Mt 5.16 nos diz que os “homens verão nossas boas obras e glorificarão ao  Pai.” Ou seja, a glória do senhor será nossa retaguarda. As pessoas não vão dizer como sou bondosa ou correta, elas vão querer conhecer este Deus em cuja presença vivo e tem me transformado de dentro para fora me trazendo uma cura que brota sem demora e rompe como a luz do alvorecer. Por que isso acontece comigo? Porque quando estou na presença desse Deus eu digo para Ele: “Eis me aqui” para me transformar, completamente entregue e rendida a Ele.

Ao meu clamor ou grito por socorro Deus responde: “Eis me aqui”! Nesses dias tão difíceis eu posso pedir por ajuda, eu posso gritar e Deus vai me responder. E Deus me responde não só com o que Ele pode fazer por mim, mas com Sua presença, com tudo o que Ele é. Eu posso me encontrar com Deus e receber Dele tudo o que preciso porque estou me encontrando com Ele. Deus não quer só providenciar para mim as coisas que eu preciso, Deus quer se encontrar comigo porque Ele próprio é a minha provisão. Por isso, sua resposta é “Eis me aqui”! Deus se disponibiliza para mim! Nestes tempos de grandes desafios precisamos nos encontrar com esse Deus que se disponibiliza estar diante de nós. E, então, nós podemos dizer para Ele: “Eis me aqui” para o que  ele quer fazer em minha vida e para aquilo que Ele quer fazer por meio da minha vida.

Busque estar diante da presença deste Deus, renda-se a Ele! Leia a Palavra, deixe a Palavra falar com você. Encontre-se com Jesus ao ler a Palavra e aplique a Palavra em sua vida, porque o crescimento vem por aplicarmos a Palavra. Cresça muito e revele Jesus por meio da sua vida.