Chamados para iluminar

Pra. Débora Alves Pereira

Em tempos de intensa escuridão, somos chamados a iluminar e permanecer com nossas luzes acesas. Em Mateus 5.15-16, Jesus chama seus discípulos de candeia e fala sobre a responsabilidade de iluminar os ambientes em trevas.

Uma candeia não é acesa para ficar escondida. Quando recebemos a Palavra e a colocamos em prática em nossas vidas, nos tornamos uma candeia acesa, apta a trazer luz àquilo que está obscuro na vida das pessoas que caminham conosco em uma relação de discipulado.

Ao nos recusarmos a compartilhar o que temos recebido de Deus, privamos o outro da luz que poderia trazer nova perspectiva sobre a situação que está vivendo. Por menor que possa parecer a nossa “chama”, ela tem potencial de trazer certa clareza a qualquer situação que esteja obscurecida. Não podemos nos subestimar, sempre temos algo a compartilhar.

Existem pessoas que se incomodam com a luz e preferem ficar na escuridão para continuarem com suas práticas más, como diz a Palavra. Elas podem tentar nos impedir de brilhar e isso acabar por nos deixar ressentidos, nos levando a nos esconder em determinadas situações. Mesmo assim não podemos recuar em nossa missão de brilhar. Talvez seja necessário sermos reposicionados ou pouco ajustados no lugar onde fomos colocados para brilhar, mas isso não implica em esconder a luz.

Assim vale a pena refletirmos em como o Senhor está nos chamando para iluminar?

Em que ambientes ou para quais pessoas eu posso trazer luz?