Raízes fortes

por Marcelo Ramiro

Quando uma árvore frutífera é plantada, enfrentará o sol quente, tempestades e vento forte. Embora sejam períodos de adversidade, são extremamente importantes. As árvores resistem espalhando suas raízes mais profundamente. A adversidade que sofrem são a fonte de sua grande estabilidade.

O mesmo acontece conosco. As tempestades da vida, adversidades e provações, são instrumentos de Deus para nos conduzir à maturidade e gerar em nós raízes mais profundas. É o que a Bíblia nos ensina em Tiago 1.2-4:

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

A palavra provação, no original, significa experimento, teste ou prova. Trata-se de circunstâncias externas que nos confrontam internamente. É uma pressão que vem de fora para dentro. Pode ser uma dificuldade, situação adversa ou sofrimento, que colocam à prova nossas convicções.

Grande alegria?

“Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,” Aparentemente, há uma contradição neste versículo de Tiago 1.2. Se sentir feliz pelo fato de ser afligido por toda sorte de problemas e tribulações? Isso mesmo! Mesmo diante da dor e do sofrimento, podemos nos alegrar, na certeza de que Deus está trabalhando para nos aperfeiçoar. Os problemas que enfrentamos podem ser comparados a provas que, se vencidas, conduzirão nossa fé à maturidade.

É importante lembrar que esta carta de Tiago, irmão de Jesus, foi destinada aos discípulos dispersos pelo império Romano. Muitos tiveram que deixar tudo e fugir da perseguição. É uma carta para pessoas em crise, que passavam por uma grande provação.

As provações são diversas, como diz o texto bíblico. Podem ser físicas, mentais, sociais, familiares, emocionais e espirituais. Podem ser relacionadas ao casamento, vida financeira, problemas com relacionamentos, enfermidade etc. Qual provação que você está passando neste momento? Como tem reagido diante desses momentos difíceis? Você consegue encontrar motivo para se alegrar em meio a esta provação?

Vai passar

A recomendação de Tiago nos ajuda a compreender que a provação é passageira. O texto diz: “o fato de passarem por diversas provações”. Esta adversidade terá um fim! Por isso, podemos nos alegrar, confiando no caráter imutável de Deus. A provação não é o fim da linha, é um caminho. A crise é um processo que nos leva a um lugar de crescimento em Deus.

Em Tiago 1.3-4, lemos:

“sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.”

Você deseja crescer em maturidade?  Então se alegre ao passar por provações. Este é o instrumento de Deus para estender nossas raízes e nos fazer avançar na fé. David Kornfield define bem este processo: “É possível sofrer sem crescer, mas é difícil (impossível?) crescer sem sofrer”.

Deus usa as provações para lapidar o nosso coração. No choro, nas crises, nas situações difíceis, Deus está agindo em nós. Está fortalecendo nossas raízes, nos dando estabilidade, profundidade e crescimento.

Perseverança

O texto bíblico nos encoraja a desenvolvermos uma atitude de perseverança diante da provação. Precisamos aprender a enxergar as adversidades como instrumentos de Deus para lapidar nossas motivações. A provação é um caminho para nos guiar à maturidade.  No entanto, precisamos entender que este não é um processo automático em nossas vidas. A provação se torna um caminho para a maturidade se houver uma atitude: perseverança.

Perseverar significa manter o posto e continuar, não importam as circunstâncias. Assim como um atleta se mantem firme nos treinos para ser perfeito durante a corrida, os cristãos precisam perseverar para serem “perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.” Não devemos fugir das provações. Precisamos perseverar até o final.

Assim como o atleta que persevera e conquista uma recompensa. Todo discípulo ou discípula pode ter a certeza que perseverar em tempos difíceis nunca será em vão.  Tiago 1.12 nos afirma que “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.”

Que possamos nos alegrar em saber que Deus está forjando o nosso caráter por meio da adversidade. A provação é a estrada que nos leva à maturidade. Para chegarmos lá, precisamos perseverar. E é o próprio Espírito Santo quem nos auxilia nesta jornada.